Saber a força de um aperto de mão pode salvar sua vida; confira

Fique atento às doenças silenciosas, sutilmente anunciadas pela intensidade de um aperto de mão.

Um simples aperto de mão pode dizer muito sobre uma pessoa. No conhecimento popular, um cumprimento fraco, na maioria das vezes, pode indicar timidez ou baixa autoestima.

No entanto, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que um aperto de mão menos firme pode ser algo mais sério do que imaginamos.

Sendo assim, confira a seguir tudo sobre essa pesquisa e fique por dentro desse conhecimento preocupante e também importante, que pode até mesmo salvar a sua vida. 

O que o estudo diz sobre o aperto de mão

A pesquisa indicou que a falta de força e pressão, a mesma que utilizamos quando apertamos a mão de alguém, pode estar ligada a uma maior chance de morte prematura e doenças cardíacas, além de câncer.

Assim sendo, o estudo revelou que idosos que possuem a força de preensão fraca podem ter biomarcadores mais prejudiciais.

Para chegarem a essa evidência, os pesquisadores analisaram dados de 1.300 pessoas, entre homens e mulheres com idade acima de 70 anos, no período de dez anos. Esses participantes utilizaram um dinamômetro de mola da marca Smedley para mensurar suas forças de preensão. Cada pessoa segurava o acessório e apertava-o duas vezes, com o máximo de força possível.

Além disso, os cientistas coletaram amostras de sangue de cada indivíduo, com o intuito de conferir os níveis de metilação do DNA deles. Ao decorrer dos estudos, os pesquisadores relacionaram a força de preensão e a idade biológica dos participantes.

LEIA MAIS: 4 atitudes que fazem as pessoas gostarem mais de você

O resultado da pesquisa

Então, o resultado da pesquisa foi que, quanto mais fraco for o aperto de mão, com o passar do tempo, maior serão as chances de que as pessoas desenvolvam uma doença grave ou tenham uma morte prematura.

O estudo também revela que o aumento no risco de doenças pode ter relação com a metilação do DNA, um processo de metil que, relacionado ao DNA, pode abalar o funcionamento de algumas moléculas do corpo.

Atualmente, os cientistas ainda não compreendem o motivo de a metilação do DNA estar ligada a problemas como doenças cardíacas e câncer, mas afirmam que fazer exercícios para força muscular pode ajudar a evitá-las.

Por isso, se você tem um aperto de mão muito leve ou se conhece alguém que tem um aperto assim, a recomendação de uma ida ao médico e se exercitar é um conselho que pode salvar a sua vida ou a da outra pessoa.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

 

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado