Por que há pessoas colocando sal na cerveja? Você também vai querer!
Descubra bons motivos que vão convencer você a experimentar cerveja com sal.
O sal na cerveja existe desde a invenção da cerveja Gose, na Alemanha, no século XVIII, mas é uma prática que tem se popularizado recentemente. Se você não conhece esse tipo da bebida, a ideia de adicionar sal na cerveja pode causar certa estranheza, mas existem alguns motivos que podem fazer você mudar de ideia e experimentar essa tendência.
Por que colocar sal na cerveja?
Historicamente, o sal possui duas finalidades: ele é um conservante e um intensificador de sabor. Em termos de sabor, o sal tem uma capacidade única de não só tornar os sabores amargos menos amargos, mas também aumenta a doçura e o azedo.
Motivos para colocar sal
Reduz o amargor
Para uma cerveja super amarga, como uma Double IPA, o sal é capaz de cortar o amargor, deixando o sabor da bebida um pouco mais doce. Assim, se você quiser experimentar a eficácia do sal, tenha à mão uma cerveja IPA, Gose ou Lambic e salpique um pouco de sal para intensificar o sabor da cerveja de forma imediata.
LEIA MAIS: 5 Melhores Cervejas Puro Malte para você experimentar em 2023!
Aumenta a embriaguez
Colocar sal faz com que o seu corpo absorva o álcool mais rapidamente, aumentando a abertura no fundo do estômago. Dessa forma, você ficará mais embriagado mais rapidamente do que ficaria sem o sal. E, sim, algumas pessoas sabem disso e adicionam sal para se embriagarem mais.
Mais espuma e menos gases
O sal tem um efeito efervescente nessa bebida. Algumas pessoas o colocam para obter mais espuma, e isso funciona de forma temporária. O sal interage com dióxido de carbono e faz com que ele evapore. Além disso, ele não só reduz o gás da cerveja, como reduz o gás do seu estômago: algumas pessoas põem sal para cortar o arroto que surge devido ao dióxido de carbono.
LEIA MAIS: As 5 bebidas alcoólicas menos calóricas para a sua dieta!
Curar ressaca
O sal evita que você fique desidratado, e a ressaca ocorre em grande parte devido à desidratação. Ele é, no dia seguinte à bebedeira, a melhor cura para a ressaca. Ou, melhor ainda, beba a mesma cerveja que bebeu na noite anterior, mas acrescida de sal. No mundo da ressaca, a melhor cura pode ser a própria bebida.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.