Fique atento! 7 sinais indicam que o seu PET está doente; confira!
Alguns sinais podem indicar que algo não está certo com o seu cãozinho. Confira aqui quais são esses sinais!
Embora os cães não possam comunicar verbalmente aos seus tutores que estão sentindo algum tipo de desconforto, é evidente que qualquer pessoa que tenha tido uma relação com um cão sabe reconhecer quando o seu amigo de quatro patas não está bem, simplesmente pela leitura da linguagem corporal. Os cães são excelentes em se expressar através dessa linguagem.
Pelo fato de conhecer o animalzinho plenamente, é possível perceber algumas mudanças sutis com o convívio. No entanto, mesmo conhecendo muito bem seu parceiro de pata, às vezes pode ser difícil reconhecer alguns sinais que indicam que ele não está bem.
Está interessado em aprender como identificar os sinais menos evidentes de que seu cão não está bem? Então continue lendo, pois estamos aqui para ajudar nesse processo. Acompanhe os próximos parágrafos para descobrir quais são esses sinais.
7 sinais de que seu cão pode estar doente
Deixar de fazer as refeições
A perda de apetite é um dos sinais mais claros de indicação de que o seu pet não está muito bem. Na realidade, os cães dificilmente mudam seus hábitos alimentares muito rapidamente. Nesse sentido, a perda de apetite é um forte sintoma de que o seu cão não está nada bem e precisa ir ao veterinário.
Mudança abrupta de personalidade
Se seu cão possui uma personalidade definida, caso essa personalidade mude repentinamente, isso é um forte sinal de que algo está errado com ele. Ocorre que as mudanças repentinas no comportamento do animal quase sempre estão relacionadas a algum desconforto que ele possa estar sentindo. Alguns cães, inclusive, tendem a se tornar mais pegajosos com os tutores quando começam a se sentir estranhos.
LEIA MAIS: Conheça Kusa, o gato gigante que pode quebrar o recorde mundial
Perda de peso sem nenhum tipo de explicação
Não é comum um animal começar a perder peso sem nenhum motivo ou explicação. A perda (ou ganho) de peso repentino aponta algum problema relacionado à saúde do seu pet. Esse sinal, ao contrário dos outros, pode levar algumas semanas para ser notado. Caso você perceba isso, leve seu cão ao veterinário.
Dificuldade para respirar, tosse ou chiado
Esses sintomas não são comuns em nenhum animal. Além disso, é importante esclarecer que podem indicar diversos problemas, desde gripe canina até insuficiência cardíaca.
Diarreia ou vômito
Essas são razões muito comuns que fazem tutores procurarem um veterinário para tratar do seu pet. Em suma, esses sintomas geralmente indicam algum tipo de parvovirose, infecções virais e bacterianas, etc.; ou seja, caso você se depare com isso, a melhor coisa a se fazer é levar seu cão ao veterinário.
LEIA MAIS: Fim do mistério! Ciência revela a raça de cachorro mais inteligente do mundo
Perda de pelo e coceira
Se o seu cão estiver se coçando demais e perdendo pelo, isso pode ser um problema. Geralmente, esses sinais indicam algum tipo de infecção de pele, pulgas ou até mesmo algum tipo de alergia. Portanto, se o seu cão começar a perder pelo e a se coçar com frequência, leve-o imediatamente ao veterinário.
Gengivas pálidas
Você pode ver a cor da gengiva do seu cão levantando o lábio dele e olhando para o tecido gengival. Comumente, um cão saudável possui as gengivas rosadas e úmidas. No entanto, caso você se depare com gengivas pálidas, isso pode ser um forte sinal de que o seu cão está com anemia.
Além disso, outro sinal pode ser o cão esfregar as patadas nos olhos. Então, caso você se depare com esses itens em específico, leve seu companheiro para o veterinário imediatamente. Quanto antes tratar essa questão, mais chance seu cãozinho terá de se recuperar e ficar saudável.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.