4 sinais que você está pronto para um relacionamento em 2023

Existem alguns sinais que indicam se você está preparada para ter um relacionamento ou não. Confira aqui quais são!

Podemos dizer que quase todo mundo já deve ter passado por algum tipo de término de relacionamento. Na vida adulta, há momentos em que percebemos que é a hora de dizer adeus e dar fim a um relacionamento. Quando passamos por términos dolorosos, geralmente, a tendência é dizer que nunca mais queremos relacionamentos em nossa vida.

No entanto, chega um determinado tempo depois de um término que todas as pessoas começam a sentir vontade de ter novos relacionamentos, visto que essa é a natureza humana. Se você passou por um término recentemente ou há algum tempo, existem sinais que indicam que você pode estar pronto para começar uma nova relação.

Quer saber quais são esses sinais? Continue lendo que vamos ajudar nesse processo.

4 sinais de que você está pronto para um novo relacionamento

Não existe ressentimento

Se você não está carregando ressentimentos ou traumas do relacionamento anterior e está disposto a colocar tempo e esforço para construir uma nova relação, então esse é um sinal claro de que você está pronto para dividir sua vida com outra pessoa e se comprometer com ela.

Você passou a entender que, na vida, existem limites

É possível afirmar que, se você sabe que limites são importantes, esse é um dos sinais que indicam que você está preparado para começar a construir um novo relacionamento. Com a experiência, as pessoas percebem que existem algumas falhas em relacionamentos e que somente com o tempo conseguimos entender quais são elas. Só depois disso é que se torna possível melhorá-las em um futuro não muito distante.

Em um relacionamento, os limites são extremamente importantes para a saúde do casal, bem como para a saúde individual dos dois. Nesse sentido, se você compreende que estabelecer limites na sua relação é importante, e que assumir a responsabilidade pela sua própria felicidade é fundamental, sem terceirizar esse papel, então você está preparado novamente para assumir um novo relacionamento.

LEIA MAIS: 5 características de pessoas INFIÉIS em um relacionamento

Você entende que, para viver com outros, concessões precisam ser feitas

Geralmente, as pessoas tendem a construir suas vidas como pessoas unitárias, ou seja, um ser singular que vive em um espaço coletivo e, concomitantemente, troca experiências com outros seres. Nesse sentido, através do trabalho de construir a sua vida após anos morando sozinho e acostumado a tomar decisões isoladamente, quando alguém decide entrar na nossa vida, facilmente tendemos a hesitar.

Essa hesitação é um sinal de que ainda não estamos preparados para assumir um novo tipo de relacionamento. Então, se você conhece alguém por quem tem atração afetiva, mas está tendo esse tipo de pensamento, é preciso refletir um pouco. Coloque na balança tudo que é importante nessa relação.

Percebendo que viver com essa pessoa pode trazer muito mais benefícios para a sua vida e que isso quer dizer que concessões precisarão ser feitas, isso é um forte sinal de que você está pronto para assumir esse relacionamento. Somente entendendo que ceder em alguns pontos faz parte de uma vida compartilhada é que você está preparado para essa nova etapa da vida.

LEIA MAIS: 5 sinais de que seu relacionamento é sólido e saudável

Você sabe quem você realmente é

Quando começamos a nos relacionar com outra pessoa, é muito comum que a unidade deixe de existir e, nesse processo, a própria identidade como pessoa possa desaparecer. Isso não quer dizer que você deixa de existir como um indivíduo social. Não se trata disso. Na realidade, o que ocorre é que os casais acabam construindo uma identidade como casal.

No entanto, com o passar do tempo, essa identidade pode acabar ofuscando a individualidade desses dois sujeitos singulares que fazem parte dessa relação. É basicamente como se deixássemos de nos conhecer pouco a pouco.

Esse processo é mais comum do que muita gente imagina. Quando um relacionamento termina, a sensação de tristeza se dá muito pelo fato de não nos conhecermos mais como sujeitos singulares, mas, sim, como o sujeito que pertence a um casal, a outra identidade.

O processo de terminar e redescobrir a identidade pode ser doloroso para algumas pessoas. Mas é importante entender que, por mais duro que seja um término, ele irá passar. No final das contas, podemos dizer que o tempo cura quase tudo.

Então, se você passou por uma conclusão e hoje entende quem você é, o que você gosta de fazer e quais são as coisas favoritas, isso é um sinal de que você está preparado para assumir um novo relacionamento. No entanto, nesse processo de reconstrução é preciso entender que jamais se deve deixar a identidade sumir. Lutar para preservá-la pode ser o que mantém um relacionamento vivo.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado