Sinal vermelho na cozinha: 4 alimentos que aumentam o risco de câncer!

Sabemos que hábitos não saudáveis aumentam as chances do desenvolvimento de câncer. Veja alguns alimentos que potencializam isso.

A alimentação que temos hoje em dia acarreta em uma chance muito maior de desenvolvimento de doenças graves, como o câncer, por exemplo. Isso porque os componentes presentes em alguns alimentos são muito perigosos para o organismo humano.

De acordo com pesquisas, cerca de 80% a 90% dos tumores malignos são desenvolvidos a partir de fatores externos, e um dos principais fatores encontrados é a alimentação. Por isso é importante cuidar muito bem com o que se come no dia a dia.

Para que você possa cuidar melhor do futuro da sua saúde, trouxemos uma lista com os alimentos que podem aumentar as chances de desenvolvimento de câncer. O ideal, então, é cortar estes alimentos da sua alimentação, ou, pelo menos, diminuir bastante o consumo.

Álcool

O processamento do álcool no organismo acarreta em acetaldeído, que é um composto cancerígeno, isso porque ele acaba danificando o DNA e acaba interferindo no sistema imunológico, tornando mais difícil que o corpo combata as células de câncer.

LEIA MAIS: Limpeza saudável! 6 formas de limpar sua casa sem usar produtos químicos!

Alimentos fritos ou cozidos demais

Quando fritamos ou deixamos o ponto dos alimentos passarem demais, eles podem liberar o composto acrilamida, que esteve associada ao surgimento de câncer em estudos com ratos.

Seu efeito é parecido com a do acetaldeído, que danifica o DNA, mas, além disso, ele influencia na morte celular. Adicionalmente, ele aumenta o risco de diabetes e obesidade, o que também está relacionado com o surgimento de câncer.

Açúcar

Alimentos ricos em açúcar refinado consumidos com alta frequência aumentam as chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e obesidade, que, de acordo com estudos, estão ligadas ao aumento de inflamação no organismo e o risco de desenvolvimento de câncer.

Carnes processadas

A carne em si já é um alimento que contribui para maiores chances de câncer, porém, em um nível bem menor. Quando processadas, esse risco aumenta muito, devido à presença de substâncias como o nitrito. Carnes defumadas, então, podem conter hidrocarbonetos aromáticos, que são cancerígenos.

Entre as carnes processadas, podemos citar o salame, a carne seca, o presunto, a salsicha, a carne enlatada, entre outras. Os cânceres mais comuns associados ao alto consumo destes alimentos são o câncer colorretal, o câncer de estômago e até mesmo o câncer de mama.

LEIA TAMBÉM: 4 atividades que ajudam a prevenir a perda de memória – Conheça!

Como diminuir os riscos de câncer por meio da alimentação?

Dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados é a chave para reduzir as chances de desenvolver algum tipo de câncer. Especialmente pessoas que já possuem histórico familiar de câncer, se alimentar bem é uma ótima prevenção para diminuir as chances de desenvolver a doença.

Entre os alimentos que ajudam a prevenir o desenvolvimento de câncer estão as frutas e os vegetais, que são ricos em antioxidantes, as nozes, que trabalham na diminuição da inflamação, os feijões, que possuem fibras e ajudam a controlar o intestino, e os grãos integrais, por também serem ricos em fibras e antioxidantes.

Outro alimento que contribui para essa prevenção são os peixes, que são ricos em ômega-3, e ajudam a reduzir a inflamação causada pela obesidade e alimentos danosos.

Lembrando que estes alimentos precisam ser associados a uma rotina saudável, com a prática de atividade física, boas noites de sono e a redução do estresse do dia a dia.

Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.