3 sintomas de colesterol alto que você não deve ignorar!

Saiba como tratar essa condição que não demonstra muitos sinais, mas é muito perigosa para o nosso corpo

O colesterol alto, na maioria das vezes, não demonstra sintomas característicos. Com isso, para ser identificado, é necessário que o indivíduo faça um exame de sangue, que pode ser em jejum ou não. No entanto, quando o colesterol está em excesso na circulação sanguínea, ele estimula o acúmulo de gordura no fígado, o que pode gerar sim alguns sintomas.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

  1. Sensibilidade aumentada na região do abdômen;
  2. Bolas pequenas de gordura na pele, também conhecidas como xantelasmas;
  3. Inchaço presente na região da barriga e sem razão evidente.

Tanto a sensibilidade abdominal quanto o inchaço na região da barriga são ocasionados devido ao aumento do baço e do fígado. Isto porque, quando o acúmulo de triglicerídeos no sangue alcança valores maiores ou próximos de 800mg/dl, há um estímulo do crescimento desses órgãos, podendo até mesmo gerar outros sintomas como náuseas frequentes e dor abdominal intensa.

Já o xantelasma, geralmente, é formado na pele e nos tendões. Sendo identificado pelo aparecimento de bolinhas de diferentes tamanhos e com bordas bem definidas. Comumente, esses carocinhos surgem em grupo em uma região específica, como é o caso das mãos ou antebraço.

Contudo, como visto, para gerar esses sintomas, os níveis de colesterol precisam estar bem altos. Por isso, quando o colesterol começa a aumentar, é comum que as pessoas não percebam, o que facilita a sua progressão. Sendo diagnosticado apenas por meio do exame de sangue.

Como fazer para controlar o colesterol alto?

A melhor maneira de controlar o colesterol alto e evitar o uso de medicamentos para o resto da vida, é tendo uma alimentação balanceada e rica em nutrientes benéficos. Além de ser fundamental a realização de exercício físico regularmente.

Com isso, a sua alimentação precisa ser pobre em gorduras ruins (como é o caso da gordura saturada e trans) e rica em verduras, fibras, frutas, legumes e proteínas. Além disso, alguns chás também são bem eficientes e têm efeitos poderosos contra o excesso de colesterol, ajudando na desintoxicação do corpo, como é o caso do chá de alcachofra e do chá mate.

Entretanto, nos casos em que está sendo muito difícil diminuir o colesterol apenas com alimentação saudável e exercício físico, pode ser necessário o uso de algum medicamento prescrito pelo médico, como acontece no caso de o colesterol alto ser hereditário.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado