Um sorriso (mesmo que forçado) influencia diretamente no nosso humor, diz estudo; saiba mais!

Em vez de sorrir somente quando se está feliz, sorria para ser mais feliz.

De fato, o sorriso é um antídoto natural para o estresse e os conflitos da mente. Certamente você já ouviu o dito popular “Quem ri seus males espanta”, mas agora isso é comprovadamente verdade. Afinal, um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Tennesse descobriu que expressões faciais influenciam os sentimentos das pessoas e que sorrir as deixam mais felizes.

Análise de 50 anos de estudos sobre expressões faciais

A dúvida em relação à teoria de que sorrir aumenta a felicidade durou mais de 100 anos. Os psicólogos não conseguiam chegar a um consenso e os resultados de diversos estudos divergiam entre si. Embora a maioria das pessoas saiba disso instintivamente, a ciência não conseguia provar tal hipótese.

Assim, pesquisadores da Universidade de Tennessee, liderados por Nicholas Coles, compilaram 138 estudos realizados nos últimos 50 anos que focavam em determinar a influência das expressões faciais no humor das pessoas. Os resultados concluíram que as expressões faciais têm um pequeno efeito nos sentimentos. Por exemplo, o sorriso faz as pessoas sentirem-se mais felizes, e carranca faz com que se sintam mais zangadas.

LEIA MAIS:

O novo estudo foi publicado na revista Psychological Bulletin. Nela, Cole reitera que, apesar dos resultados, as pessoas não devem se desfazer de seus antidepressivos. Ele também afirmou que essas descobertas são empolgantes, pois fornecem uma pista sobre como a mente e o corpo interagem para moldar a nossa experiência consciente da emoção.

Benefícios do sorriso

Os resultados sobre a influência do sorriso no humor das pessoas podem ser recentes, mas estudos anteriores já comprovaram que sorrir fortalece o sistema imunológico, amplia a energia, aumenta a longevidade e mantém a elasticidade da pele por meio da movimentação da musculatura. Rir exercita o cérebro e faz bem ao coração, sendo a forma mais divertida de melhorar a saúde.

Você pode ter acesso ao artigo científico original A meta-analysis of the facial feedback literature: Effects of facial feedback on emotional experience are small and variable para saber mais detalhes sobre as descobertas do estudo.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado