Você sabia que animais já foram para o espaço? Veja a história deles!

Para que o homem conseguisse entrar na órbita terrestre e chegar até a lua, muitos animais aventuraram-se antes. Veja aqui!

Sem sombra de dúvidas, na opinião de muitos historiadores e geógrafos, a Guerra Fria marcou completamente o modo como conhecemos a tecnologia hoje, além de, claro, ser responsável por grande parte do conhecimento que temos hodiernamente acerca do nosso sistema solar e da composição geológica da superfície lunar. De fato, em julho de 1969, a Apollo 11 partiu rumo ao espaço e Neil Armstrong e ‘Buzz’ Aldrin realizaram com sucesso o primeiro pouso lunar tripulado.

Nessa época, as imagens do homem andando sobre a superfície da lua passou na televisão de milhares de pessoas, entrando para a história da humanidade. No entanto, muitas pessoas, hoje, não sabem que essa façanha só foi possível devido a muitos animais que acabaram abrindo caminho nos testes para que, então, o homem pudesse ser lançado para fora da órbita terrestre.

Animais que já foram ao espaço

Moscas das Frutas: os primeiros animais que foram ao espaço

No ano de 1947, foi quando o primeiro animal foi lançado ao espaço. E, por mais surpreendente que pareça, o animal em questão eram humildes moscas das frutas (sim, as moscas são do reino animal).

LEIA MAIS: Animais fantásticos: os 5 casos mais incríveis de clonagem animal!

Na realidade, cientistas americanos estavam tentando estabelecer o impacto que a radiação cósmica poderia potencialmente ter nos astronautas quando atingissem o espaço. Então, levando isso em consideração, escolheram as moscas, visto que elas são geneticamente semelhantes aos seres humanos.

Desse modo, as moscas foram lançadas num míssil balístico V-2, recuperado dos nazistas no final da 2ª Guerra Mundial, viajando a 109 km para o ar, a distância em que o espaço começa oficialmente. Ao retornar para o planeta, ao abrirem as cápsulas, os cientistas encontram as moscas vivas, um grande indício de que a radiação cósmica não havia afetado elas, e, consequentemente, não afetaria os astronautas.

Macacos

Outro fato é que muitas pessoas não sabem que 32 macacos são alguns dos animais que foram ao espaço. Nesse número, está incluso o macaco rhesus, macaco de cauda de porco, macaco cynomolgus, macaco-esquilo e chimpanzé.

Desse modo, o primeiro macaco a ser lançado foi o um macaco rhesus chamado Alberto II. Ele foi para o espaço no ano de 1949, chegando a 134km em seu lançamento. No entanto, Alberto II morreu devido ao impacto ocasionado na reentrada da atmosfera terrestre devido a uma falha no paraquedas. Ele foi precedido por Alberto I um ano antes, que sufocou dentro de sua cápsula apertada antes mesmo de sair do chão.

LEIA TAMBÉM: 5 animais perto da extinção: Confira quais são eles!

Ratos

No ano de 1950, o primeiro rato entrou em órbita, atingindo uma altitude de 137 km. Na realidade, esses roedores têm sido usados faz um bom tempo, com a finalidade de descobrir mais sobre como as viagens espaciais afetariam/afetarão o corpo humano.

Inclusive a NASA publicou recentemente um estudo detalhado de ratos alojados na Estação Espacial Internacional. Em síntese, o estudo demostra que os ratos adaptam-se rapidamente às condições de microgravidade, devido à sua massa. No entanto, a viagem do rato em 1950 não terminou bem, visto que morreu após uma falha no paraquedas, também.

Cães

No ano de 1957, Laika foi mandada para fora da Terra e é até hoje um dos animais mais conhecidos que foram ao espaço. Na realidade, diversos cães foram mandados para o espaço pela antiga União Soviética, mas Laika tornou-se a mais conhecida.

Em síntese, Laika foi pega das ruas de Moscou e foi considerada adequada para essa missão devido ao seu temperamento gentil. Além disso, os cientistas acreditavam que um cão perdido seria melhor em lidar com condições adversas. Como dito anteriormente, embora Laika tenha ficado famosa, diversos cães foram mandados para o espaço, mas, somente ela ficou em órbita.

No entanto, a história de Laika é triste. De acordo com a antiga União Soviética, ela jamais voltaria para a Terra, uma vez que foi lançada para ficar em órbita. Ainda de acordo com os relatos da URSS, ela foi mandada com apenas uma refeição e um suprimento de oxigênio de sete dias.

O governo soviético alegou que ela sobreviveu por sete dias na órbita do planeta. Todavia, estudos recentes comprovam física e matematicamente que antes de entrar na órbita terrestre, devido ao material da cápsula e das camadas que circundam o planeta, Laika superaqueceu cinco horas depois do voo e morreu antes mesmo de entrar na órbita, queimada.

Gostou de saber alguns dos animais que já foram ao espaço? Confira mais conteúdos interessantes como este no Lê Mundo.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado