5 alimentos que conseguem aumentar a felicidade – e o bem-estar!

Existem alimentos que podem fazer você se sentir melhor e mais feliz. Confira aqui quais são eles!

As pessoas geralmente perseguem a felicidade. Na realidade, sempre tentamos fazer coisas novas com a finalidade de melhorar nossa saúde mental e nosso bem-estar, como meditação, atividades físicas, e até adotar uma rotina nova. No entanto, quando pensamos nas coisas que podem nos fazer felizes, nossa dieta alimentar, ou seja, aquilo que comemos, comumente não recebe tanto destaque.

Porém, o que muitos não sabem é que os alimentos que comemos interferem diretamente na forma como nos sentimos. Em suma, alguns estudos que surgiram nas últimas décadas, que ligam a nutrição e o bem-estar mental, vêm apontando que determinados alimentos estão associados à elevação dos níveis da serotonina em nossos cérebros.

A serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, é um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do humor. Ou seja, quando estamos com baixos níveis de serotonina, isso pode causar instabilidade em nosso humor. Assim, pensando em te ajudar nessa jornada por uma alimentação que te faça feliz, separamos alguns alimentos comprovados pela ciência que podem te ajudar nesse processo.

Confira aqui 5 alimentos que podem aumentar sua felicidade

Coco

O coco possui um teor alto de triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que pode ajudar diretamente a repor as energias. Além disso, outra razão pela qual o coco é considerado um alimento que ajuda a trazer felicidade, conforme um estudo no ano de 2017 descobriu, é que os TCM do leite de coco podem reduzir a ansiedade.

LEIA MAIS: 5 benefícios do chocolate que você precisa conhecer!

Banana

De fato, a banana é um alimento que pode causar felicidade. No entanto, embora contenha serotonina, ela é incapaz de atravessar a barreira hematoencefálica. Ainda assim, essa fruta pode desempenhar um papel fundamental na regulação do humor, mesmo indiretamente. Em síntese, o corpo precisa de vitamina B6 para criar serotonina, e as bananas são ricas nesse nutriente, podendo conter cerca de 0,4 mg de vitamina B6 (em tamanho médio).

Abacate

Já o abacate também possui propriedades que podem nos deixar mais felizes. Isso porque ele se encontra na lista de frutas lisas e cremosas que possuem uma gama complexa de nutrientes, incluindo a colina, substância que o corpo humano utiliza para poder regular seu sistema nervoso, bem como o humor.

Além disso, um estudo realizado em 2020, divulgado no site BMC Part Springer Nature(https://annals-general-psychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12991-020-00264-9) constatou que as gorduras saudáveis presentes nos abacates estão associadas à diminuição da ansiedade nas mulheres.

Por fim, outra razão para começar a consumir o abacate é que ele é extremamente rico em vitamina B. Essa vitamina, de acordo com estudos recentes, vem sendo associada também à diminuição dos níveis de estresse. Ou seja, comer abacate é um grande passo para a felicidade, uma vez que a infelicidade se encontra ligada a quadros de estresse.

LEIA TAMBÉM: 4 alimentos que te deixam com mau humor e você não sabia!

Café

No mundo, há cerca de 1 bilhão de pessoas que consomem café diariamente. Mas por que o café proporciona felicidade? Você deve estar se perguntando. Segundo um estudo divulgado pelo National Library of Medicine, concluiu-se que o consumo de café e cafeína foi significativamente associado à diminuição do risco de depressão. Além disso, outra análise constatou que o café consegue melhorar o humor das pessoas de modo significativo.

Chocolate meio-amargo

Conforme uma análise sistemática, descobriu-se que o chocolate meio-amargo pode afetar positivamente o humor das pessoas. Em síntese, existem três componentes fundamentais que atribuem ao chocolate a sensação de felicidade: o triptofano, a teobromina e a feniletilamina.

Gostou desse artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado