7 dicas essenciais para criar um cachorro em apartamento

Dividir o seu apartamento com um cãozinho pode ser uma tarefa difícil. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse convívio.

Hoje em dia, é extremamente comum morar em apartamentos. Muitas pessoas que residem em grandes centros urbanos optam por esse tipo de moradia por conta da segurança que o condomínio proporciona. Nesse sentido, viver em apartamentos e possuir cães pode causar algumas dificuldades, considerando que, geralmente, esses animais de estimação costumam ser agitados.

É claro que o temperamento do cachorro pode variar conforme a idade dele, mas em todo caso, esse tipo de convivência exige alguns cuidados especiais. Assim, se você mora em um apartamento de um grande centro urbano e pensa em adotar um cãozinho, veja a seguir algumas dicas que preparamos para que você aprenda a cuidar de um cachorro nessas condições.

7 dicas para viver com um cão em um apartamento

Faça caminhadas com o seu cachorro

Se você mora em um apartamento e quer ter um cachorro, saiba deverá passear com o seu cãozinho no mínimo 2 vezes por dia. Esses momentos vão servir para ele fazer exercícios e necessidades que você não vai querer que sejam feitas dentro do seu apartamento. Sabendo disso, os melhores horários para passear com seu cão são na parte da manhã e ao entardecer.

LEIA MAIS: Cachorro ou gato? Qual a melhor opção para quem mora em apartamento?

Tenha muitos brinquedos em casa

Os cachorros costumam ser agitados, tanto jovens, quando estão crescendo, quanto adultos. Desse modo, é bem provável que, pelo fato de morar em um apartamento, seu cão fique muito entediado. E obviamente você não quer isso.

Quando estão entediados, os cachorros costumam querer chamar atenção dos seus donos, e começam a estragar as coisas, como morder sapatos, o sofá, etc. Portanto, uma cesta cheia de brinquedos para seu cão morder e brincar é uma ótima ideia para evitar que ele sinta tédio.

Escove o seu cachorro com frequência

Pode parecer não ser muito importante, mas os cães realmente precisam ser escovados. Como o Brasil possui as estações muito bem marcadas, durante o inverno os cachorros produzem mais pelagem para poder manter o próprio corpo aquecido. No entanto, quando o verão chega, eles começam a soltar esse pelo para poder transpirar. Portanto, se você não escovar seu cão com frequência, especialmente no verão, seu apartamento pode ficar lotado de pelos.

Deixe as cortinas abertas quando estiver em casa

Uma das maneiras de evitar que o seu cachorro fique entediado o dia todo é deixar a cortina da sua casa aberta. Dessa maneira, ele poderá observar todo o movimento da rua. Pode apostar, os cães acham a rua muito interessante.

Evite cães de grande porte

Se você quer um cachorro para fazer parte da sua rotina em um apartamento, é preciso saber que um animal de grande porte pode ser muito difícil de ser cuidado dentro desse tipo de moradia. Assim, para morar em um apartamento, o ideal a se ter são cães de pequeno porte.

LEIA MAIS: Quais os benefícios de se passear com cachorro? Entenda a importância!

Estabeleça uma rotina

Para dividir o seu apartamento com um cachorro, é fundamental ter uma rotina construída. Por exemplo, ter horários para os dois passeios diários, para colocar comida, para brincar, etc. Se você não estabelecer uma rotina com o seu cachorro, as chances dele ficar entediado são bem maiores, e o convívio pode acabar se tornando difícil.

Faça visitas frequentes ao veterinário

Fazer visitas frequentes ao veterinário é benéfico e precisa fazer parte da sua vida. Como viver em um apartamento fará com que seu cão fique em contato maior com outras pessoas e até animais, as chances de doenças podem aumentar. Portanto, essas visitas são uma forma de assegurar a saúde do seu companheiro.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado