Ciúmes, desconfiança e mais: 7 sinais de que você está em um relacionamento tóxico!
Alguns indícios dão a clara ideia de que sua relação não é tão saudável e, na verdade, consiste em um relacionamento tóxico
Relacionamentos, em geral, são complexos e isso não é segredo para ninguém. Afinal, são duas pessoas diferentes e que, às vezes, não conseguem transmitir as mensagens como gostariam (ou deveriam). Porém, alguns indícios mostram que, mais do que complexo, você pode viver, na verdade, um relacionamento tóxico.
Quando estamos com alguém, naturalmente nos empenhamos em descobrir aonde ir e o que fazer. Neste percurso, há sinais que nos guiam em direção a um relacionamento harmonioso e construtivo. Por outro lado, estes mesmos alertas mostram problemas que, de repente, nem tínhamos consciência.
Em outras palavras, são sinais de que você não está em uma relação tão saudável quanto avaliava. Pelo contrário, pode ser que esteja totalmente imerso ou imersa em um relacionamento tóxico. Veja quais são e avalie, de repente, se não é hora de terminar.
Os perigos de um relacionamento tóxico
Antes de mais nada, é importante reconhecer, com urgência, viver em um relacionamento tóxico. Trata-se de algo doentio que, muitas vezes, se desenvolve sem dar grandes sinais. E, quando eles aparecem, pode até ser tarde demais.
Ou seja, na maioria das vezes, a pessoa sequer reconhece viver uma relação não saudável por achar que determinadas situações são normais. Isso se dá pelos altos e baixos que qualquer namoro ou casamento enfrenta. Entretanto, é preciso ter atenção quando estes baixos são frequentes demais.
O perigo maior é que certos comportamentos prejudiciais se disfarçam de manifestações de amor. Quer um exemplo típico? A outra pessoa requer (ou dá) atenção excessiva, o que pode ser interpretado como cuidado. Mas, na verdade, é uma carência. Ou, uma chuva de elogios que, lá na frente, se reverte em manipulação.
Por isso, é tão importante saber reconhecer quando seu relacionamento é tóxico.
LEIA MAIS: 7 sinais de que o estresse está afetando o seu relacionamento(Abre numa nova aba do navegador)
7 sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Valores pessoais fora de sintonia
Uma coisa é ter hobbies e gostos de cinema em comum, outra é compartilhar objetivos e valores. Na verdade, um relacionamento vitalício tem pouco a ver com interesses, mas valores comuns.
Visões de vida completamente diferentes
Assim como seus valores, suas visões de vida precisam estar alinhadas. Não precisam pensar igual, mas apenas no mesmo sentido. Logo, uma dica é até ter uma conversa franca para entender que rumo cada um quer tomar, antes que o relacionamento amadureça.
Um precisa do outro desesperadamente
Como mencionado lá no começo, uma atenção excessiva pode ser sinal de um relacionamento tóxico. Inicialmente, isso até preenche algum vazio, mesmo de relações anteriores, mas perigosamente se transforma na dependência.
É fundamental que ambos preservem sua individualidade, com seus próprios interesses, hobbies, amigos e espaço.
Ciúmes são alerta para um relacionamento tóxico
O ciúme é uma manifestação de insegurança que suga a energia mental e emocional, além de drenar a energia do casal. Qualquer pessoa ou situação pode ser vista como uma ameaça em potencial, resultando em acusações infundadas e ressentimento.
Abusos psicológicos são a certeza de um relacionamento tóxico
O abuso emocional consiste em críticas constantes do outro sobre o que você pensa, usa, diz e faz. Isso lentamente destrói sua confiança e autoestima, deixando uma mensagem subliminar de que ninguém mais te amará além da outra pessoa. Tome cuidado para não confundir essas recriminações com críticas construtivas, realmente dadas com a intenção de fazer o outro melhorar.
Falta de confiança
A falta de confiança é mais um sinal de um relacionamento tóxico, podendo indicar traição, negligência ou falta de esforço para ganhar ou reconquistar a confiança após uma traição. Pode até ser uma projeção de desconfiança em si mesmo. Independentemente da origem, um relacionamento não pode sobreviver sem confiança mútua.
LEIA TAMBÉM: Dinheiro, limpeza… Veja os 10 motivos mais comuns das brigas de casais!
Você tem que se tornar alguém de quem não gosta para agradar seu parceiro.
Por fim, um sinal claro e perigoso de um relacionamento tóxico é você ir contra sua própria integridade para agradar o outro e manter a relação. Isso pode comprometer sua autoestima e bem-estar. Nem precisa de mais para concluir sobre isso, né?
Como fugir de um relacionamento tóxico
Se você perceber algum dos sinais acima em seu relacionamento, faça a si mesmo algumas perguntas. Até que ponto as atitudes da pessoa têm a ver com você? Por que você precisa atrair isso para sua vida? O que pode aprender com esse relacionamento para ser uma pessoa melhor? Lembre-se de que sair de um relacionamento tóxico pode ser difícil, mas é necessário para sua saúde mental e emocional.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.