5 dicas para acabar com a retenção de líquidos HOJE mesmo
Quer saber como diminuir a retenção de líquido? Confira aqui dicas e nunca mais sofra com esse problema!
Embora muitas pessoas não saibam disso, a retenção de líquido ocasional é um sintoma natural do corpo. No entanto, mesmo assim, ela pode ser desconfortável e frustrante, fazendo com que ocorra a perda de confiança, baixa autoestima e, até mesmo, levar algumas pessoas a determinados distúrbios alimentares porque acreditam, veementemente, que precisam perder peso.
Dito isso, é importante destacar que, geralmente, as mulheres tendem a experimentar muito mais a retenção de líquido do que os homens. Isso ocorre devido aos ciclos menstruais e aos hormônios femininos. Nesse sentido, mesmo que a retenção de líquido seja algo natural, felizmente existem algumas maneiras de reduzi-la significativamente. Quer saber como? Continue lendo e confira essas dicas!
5 dicas para diminuir a retenção de líquido
Comece a movimentar o corpo
Essa pode ser uma das dicas mais óbvias de todas. Porém, às vezes, o óbvio precisa ser dito. Ocorre que movimentar o corpo ajuda a liberar o excesso de água que existe no organismo. Isso não significa, no entanto, que você precisa ir pra academia todos os dias e levantar quilos e mais quilos. Na realidade, uma simples caminhada pelo bairro já pode ser a solução ideal para amenizar esse sintoma.
A retenção de líquido encontra-se diretamente ligada ao sedentarismo. Se o seu trabalho exige manhãs e tardes de sedentarismo, que você precisa ficar sentado em uma cadeira de escritório, o ideal é começar a praticar exercícios físicos, fazer caminhadas leves etc. Assim, a retenção de líquido tende a não ser mais um problema.
LEIA MAIS: Quatro hábitos relacionados ao café que reduzem a expectativa de vida
Diminua o sódio (sal)
O excesso de sódio no organismo é um dos causadores da retenção de líquido no corpo. Se ela ocorre com você com frequência, isso quer dizer que, provavelmente, você pode estar ingerindo muito sódio (sal). Os restaurantes e os produtos processados tendem a ter um teor de sódio mais alto do que a comida feita em casa.
Nesse caso, se a sua alimentação baseia-se nesse tipo de alimento, as chances de ter muito sódio no organismo aumentam significativamente. Então, mudar os hábitos alimentares é um passo importante para acabar com a retenção de líquido de vez.
Aumente a ingestão de potássio
Um dos minerais importantíssimos na regulamentação dos níveis de água no corpo é o potássio. Geralmente, as pessoas que possuem uma dieta pobre nesse mineral tendem a reter líquido no corpo. Nesse sentido, aumentar a ingestão de potássio é uma das formas que podem auxiliar você a acabar com esse desconforto.
Entre os alimentos que possuem alto nível de potássio, encontram-se: batata-doce, abóbora, banana, abacate e tomate, entre outros. Comece a incluir esse tipo de alimento na sua dieta; você verá grandes mudanças no seu corpo.
LEIA MAIS: A ansiedade é sempre ruim? 3 formas de usar a ansiedade a seu favor!
Comece a beber muito mais água
Isso pode parecer contraditório, mas a hidratação possui um papel de destaque no combate à retenção de líquidos. Portanto, se você é uma pessoa que bebe pouca água, comece a mudar esse hábito.
Aumente sua ingestão de magnésio
O magnésio é outro mineral importantíssimo para o organismo, desde a síntese de proteínas e função do DNA até a redução da ingestão de água, promovendo, também, a quebra do ácido láctico nos músculos. Portanto, se você possui uma dieta pobre em magnésio, esse é o momento de mudar os seus hábitos alimentares para parar com a retenção de líquido. Você facilmente encontra suplementação de magnésio em diversas farmácias.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.