Sabia que o Brasil foi expulso da Estação Espacial Internacional? Entenda essa história!
Veja o que fez com que o Brasil fosse expulso desse projeto em 2007.
Quando qualquer pessoa começa a estudar sobre toda a história do Brasil no espaço, consegue perceber que ela é cheia de turbulências. Isso acontece porque o Brasil já fez parte do projeto da Estação Espacial Internacional (ISS), porém, acabou sendo expulso desse laboratório por conta de problemas financeiros, de logística e, até mesmo, promessas não cumpridas.
Quando isso aconteceu, a NASA chegou até a remover todas as referências que tinha sobre o Brasil e as bandeiras do país de todos os seus relatórios e comunicados oficiais. Continue a leitura deste artigo e veja mais informações sobre o porquê de o Brasil ter sido expulso da Estação Espacial Internacional.
Quando tudo isso começou?
Toda essa história teve início em 1996 e se estendeu até o ano de 2010, passando pela viagem do primeiro astronauta brasileiro, chamado de Marcos Pontes, que aconteceu em 2006.
O ano de 1996 foi o ano em que o Brasil, comandado na época por Fernando Henrique Cardoso, decidiu que iria entrar no projeto da Estação Espacial Internacional, e seria o único país que ainda estaria em desenvolvimento dentre as demais nações participantes. Esse convite aconteceu porque o presidente dos Estados Unidos da época era Bill Clinton, que era a favor do governo FHC.
LEIA MAIS: O Brasil tem vulcão, ou já teve? Descubra agora!
Então, desde que isso aconteceu, a única responsabilidade do Brasil era conseguir entregar certas peças para construir o laboratório entre os anos 2000 e 2004. Porém, por meio de outro documento, assinado em 14 de outubro de 2007, o Brasil acabou ficando encarregado de conseguir entregar seis componentes que, apesar de não serem essenciais, eram necessários para a construção da Estação Espacial Internacional. Eram eles:
- Instalação para Experimentos Tecnológicos (TEF);
- Janela de Observação para Pesquisa – Bloco 2 (WORF-2);
- Palete Expresso para Experimentos na Estação Espacial (EXPRESS);
- Container Despressurizado para Logística (ULC);
- Adaptador de Interface para Manuseio de Carga (CHIA);
- Sistema de Anexação ZI-ULC (ZI-ULC-AS).
LEIA TAMBÉM: Você sabia que animais já foram para o espaço? Veja a história deles!
O que comprometeu todo esse processo?
Porém, algo que acabou comprometendo todo o processo foi que a produção dessas peças eram muito caras, e o Brasil não liberou o orçamento necessário para entregar todos os componentes. E então, em vez de o Brasil abrir o jogo para a NASA, o Estado brasileiro tentou adiar a entrega dos itens o máximo que pôde. Assim, a NASA decidiu buscar outros fornecedores e cortar a participação do país no projeto, ficando o Brasil expulso da Estação Espacial Internacional.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.