5 erros que você comete e deixam a sua comida bem menos saudável
Alguns erros cometidos no momento de cozinhar podem fazer com que sua comida seja menos saudável e saborosa. Entenda!
A culinária é verdadeiramente uma forma de arte. Compreender como preparar os alimentos faz toda a diferença no resultado final do prato. No entanto, às vezes, apenas entender o processo não é suficiente.
Muitas pessoas até conhecem os modos de preparo, mas, por descuido ou hábitos arraigados, acabam cometendo erros que prejudicam o resultado da refeição que pretendiam cozinhar.
A boa notícia é que esses erros são bastante comuns e podem ser facilmente evitados. Quer saber quais são esses equívocos frequentes que as pessoas cometem na cozinha? Continue lendo, pois vamos ajudá-lo a compreender esse processo
5 erros que deixam a sua comida pouco saudável
A pressa como inimiga
A culinária, como uma pintura delicada, exige tempo e atenção aos detalhes. A pressa pode levar a erros como temperos mal dosados, cortes irregulares e cozimento inadequado. Então, abrace o ritmo da cozinha e dedique tempo para cada etapa, apreciando o processo de criação.
Enxaguar o frango cru
De fato, esse é um dos erros mais cometidos pelas pessoas no momento de cozinhar. No entanto, mesmo que os livros antigos de gastronomia digam para fazer isso com o frango para a sua segurança alimentar, não faça.
Limpar o frango na pia pode remover dele algumas bactérias prejudiciais à saúde, como a própria salmonella. Porém, ao fazer isso, você estará espalhando essa bactéria pela cozinha, conforme aponta um estudo feito pela Universidade Drexel. O ideal é pular essa etapa de enxaguar o frango e higienizar a mão para trabalhar com o alimento, pois as bactérias serão mortas no processo de cozimento (ou ao assar, etc.).
LEIA MAIS: Você realmente sabe usar a sua airfryer? 4 dicas para não errar nunca mais!
Descascar frutas, vegetais e legumes
Quase todo mundo costuma descascar os vegetais e os legumes no momento de preparar a comida. No entanto, de acordo com alguns estudos, é na casca que se encontra grande parte dos nutrientes. Segundo a pesquisa da Universidade do Maine, as batatas, por exemplo, possuem em sua casca cerca de 10 a 12 vezes mais antioxidantes do que no vegetal em si.
É importante deixar claro também que o argumento de que as cascas possuem muitos agrotóxicos não é suficiente para ignorar o valor nutricional delas. Uma opção é higienizar a casca muito bem antes de preparar o alimento. Além do valor nutricional, o sabor do seu prato irá também aumentar significativamente.
Ferver os vegetais
Ferver os vegetais pode fazer com que eles percam muito valor nutricional. De acordo com um experimento publicado pela International Journal of Gastronomy and Food Science, em 2016, ferver os vegetais fez com que ocorresse uma perda alta de nutrientes e vitaminas, em especial vitamina C e folato.
Um estudo desse experimento apontou que, ao se ferver o brócolis, acontece uma perda de 33% da vitamina C do vegetal. Outro ponto é que ferver os vegetais pode acabar tirando seu sabor. A melhor opção é refogá-los.
LEIA MAIS: 5 alimentos que você jamais pode deixar de cozinhar antes de comer
Fazer sheiks de maneira incorreta
É muito comum algumas pessoas preferirem fazer a ingestão de líquidos do que de comida sólida de fato. No entanto, os sheiks (refeições líquidas) não são muito nutritivos e possuem um certo desequilíbrio nesse ponto. Ocorre que, geralmente, esse tipo de alimento é carente de proteína, de gordura saudável e de carboidratos complexos.
De acordo com muitos nutricionistas, essa ausência faz com que a refeição seja incompleta e sem equilíbrio. Se você é uma pessoa que gosta de ingerir esses tipos de líquidos, o recomendado é fazer o sheik colocando iogurte junto ou algum tipo de proteína em pó. Nesse caso, pode ser albumina ou Whey Protein.
Em síntese, esses são alguns dos erros que as pessoas costumam cometer durante o preparo de alguns alimentos. Agora que você sabe sobre eles, pode evitá-los!