É possível identificar a idade da pessoa pelo cheiro? Pesquisa responde!
Estudo revela ser possível determinar a idade de alguém pelo cheiro. Surpreenda-se com a conexão entre envelhecimento e o aroma corporal
Você já percebeu um odor característico em pessoas mais velhas? Um estudo recente revelou a possibilidade de determinar a idade de alguém apenas pelo cheiro. Conforme envelhecemos, nosso odor natural também passa por mudanças devido às alterações nas substâncias químicas em nosso corpo.
Em 2012, uma pesquisa investigou a capacidade das pessoas em estimar a idade de outras com base no odor. 41 jovens foram convidados a avaliar amostras de diferentes faixas etárias. Os resultados indicaram que os cheiros de indivíduos mais velhos não são tão intensos ou desagradáveis como se pensava anteriormente.
Resultados do estudo
De forma surpreendente, os resultados desta pesquisa indicaram ser possível distinguir a idade de uma pessoa apenas pelo cheiro. Durante o estudo, os pesquisadores coletaram aromas corporais de diferentes faixas etárias. Os participantes foram convidados a colocar camisetas na cama por cinco noites, com almofadas posicionadas sob as axilas para absorver a transpiração.
LEIA MAIS: 4 atividades que ajudam a prevenir a perda de memória – Conheça!
Posteriormente, essas almofadas foram recortadas e armazenadas em recipientes, apresentadas ao olfato de voluntários com idades entre 20 e 30 anos. Esses voluntários avaliaram a qualidade do aroma e tentaram adivinhar a idade do emissor.
As pessoas conseguiram, de fato, identificar a idade das pessoas pelo cheiro, evidenciando que, assim como os animais, também podemos determinar a idade de indivíduos pelo cheiro, principalmente quando são mais velhos.
Os resultados destacaram a real identificabilidade do odor de uma pessoa idosa. Os jovens não consideraram esse cheiro característico desagradável; na verdade, foi avaliado como neutro. Essa descoberta surpreendeu os pesquisadores, já que é comum a crença de que o cheiro de pessoas idosas é desagradável. Estudos futuros indicam que o odor pode variar conforme outras fontes, como a pele ou o hálito.
LEIA MAIS: Como aumentar a sua testosterona naturalmente? Dicas que irão te ajudar
Presença de lipídios na pele
Um composto químico chamado 2-Nonenal, encontrado em certos lipídios da pele, aumenta com o envelhecimento. Essas substâncias podem estar ligadas ao odor característico de pessoas mais velhas. Além disso, esse aroma pode estar associado à procura por parceiros adequados, já que em outras espécies animais, os indivíduos mais velhos são preferidos devido à sua capacidade reprodutiva e adaptação ao ambiente.
Contudo, mais pesquisas são necessárias para esclarecer a origem desse odor e compreender os possíveis benefícios que ele poderia fornecer aos seres humanos.
Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.