5 coisas que parecem inofensivas, mas podem te intoxicar
Estes alimentos podem parecer inofensivos, mas, se você ingerir uma grande quantidade deles, pode ter uma overdose!
Já ouviu a frase “tudo que é demais faz mal”? Pois é, ela pode ser verdadeira. É importante manter o equilíbrio em praticamente todos os aspectos da vida, já que exagerar em certas substâncias pode prejudicar nossa saúde.
Muitos acreditam que apenas drogas e medicamentos em excesso podem causar intoxicação, mas a verdade é que diversos alimentos que consumimos diariamente podem levar à intoxicação se consumidos em excesso.
Embora alguns alimentos possam ser facilmente controlados para evitar a intoxicação, outros frequentemente causam hospitalização.
Para evitar acidentes desse tipo, é importante estar atento a esses alimentos que podem causar problemas se consumidos em excesso.
5 coisas inofensivas, mas que podem te intoxicar
Sal
Todo mundo sabe que o excesso de sal faz mal, pois pode causar problemas de saúde como hipertensão, que desencadeia muitos outros, podendo chegar até a um infarto. Além disso, o excesso de sódio no sangue pode causar um processo de hipernatremia, considerada desidratação das células.
Neste caso, quem ingere muita quantidade de alimentos com alto teor de sódio pode chegar ao ponto de ter convulsões, coma e até mesmo morrer. Foi o que quase aconteceu com um jovem que bebeu 1 litro de molho shoyu em 2013.
Atum cru
O atum é rico em metil de mercúrio, e uma disposição muito alta desse elemento em um organismo pode ser bem prejudicial, causando diversos problemas neurológicos. Quando a proteína passa por um processo de cozimento, estes níveis diminuem, por isso deve-se sempre optar por essa forma de consumo.
O sushi de atum existe, mas pode ser bem perigoso se consumido em excesso. Gestantes e crianças não devem consumir esse tipo de alimento devido ao grande perigo de má formação.
Chocolate
É muito difícil ter uma overdose de chocolate, mas, considerando o quão gostoso é, não é impossível. O chocolate é rico em teobromina, que, em excesso no organismo, pode causar arritmias, convulsões e hemorragia interna, podendo chegar à morte.
Esse mesmo elemento é o que torna o chocolate tóxico para os animais. Para chegar a uma overdose, a quantidade ingerida para um humano deveria ser em torno de 80 barras.
Banana
Essa aqui é quase impossível, mas você pode ter um infarto ao exagerar na quantidade de bananas. Cerca de 400 bananas são suficientes para te causar uma intoxicação por potássio: a famosa hipercalemia.
Café
A cafeína contém diversos benefícios, mas, se consumida em excesso, pode causar alguns problemas de saúde. O indicado é que o consumo não ultrapasse 600 mg por dia, isso considerando uma pessoa saudável, sem nenhum problema de saúde que possa ser agravado com o consumo indevido, como hipertensão, por exemplo.
Doses superiores a essa podem causar insônia, tremores musculares, ansiedade, náuseas, arritmia, dor de cabeça, entre outros. Para quem consegue consumir cerca de 70 xícaras de café, essa dose pode causar um ataque cardíaco e levar à morte.
Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.