Consumir ovo cru faz mal? Descubra agora!

Saiba os riscos associados ao consumo do ovo cru

Provavelmente durante sua infância você foi aconselhado a não raspar o pote com massa de bolo pois ali continham ovos crus que poderiam te fazer mal, certo? De certa forma, nosso pais estavam certos em dizer que comer o ovo cru poderia nos fazer mal. Entretanto, por que será que muitas pessoas utilizam ovos crus para fazer maionese, doces, etc., e nunca passam mal?

Entenda logo abaixo se comer ovo cru faz mal ou não, e se existe alguma vantagem em consumir o ovo desta forma.

Ovo cru tem salmonela?

A salmonela é uma bactéria muito resistente que pode estar presente nos ovos. Ela é capaz de provocar dor intensa no estômago e intestino, diarreia, cólicas intensas, vômitos, além de levar à desidratação e até a quadros mais complicados.

Felizmente, graças à tecnologia já se reduziu drasticamente o risco de contrair a salmonela através dos ovos. Na verdade, é seguro até certo ponto consumir ovos crus. Pois, apenas 1 em cada 20 mil ovos provavelmente conterá a salmonela!

Além disso, outros alimentos como carnes cruas, produtos mal higienizados e embalados também podem ser fonte dessa bactéria.

LEIA MAIS: 

Existe vantagem em comer o ovo cru?

Os ovos são alimentos ricos em vitamina A, D, E, minerais importantes como o zinco e o fósforo, além de também ser uma excelente fonte de proteína de alta qualidade.

Entretanto, se você está pesando em consumir o ovo cru para extrair a maior quantidade de nutrientes, esqueça! Tanto o ovo cru como o cozido vão apresentar quantidades semelhantes de nutrientes. Portanto, não vale a pena fazer essa troca.

Então, o melhor é continuar consumindo o ovo cozido, que não apresenta riscos para contaminação pela salmonela. Principalmente, caso você seja tenha alguma imunodepressão, alguma doença inflamatória intestinal ou câncer.

O que pode acontecer se eu consumir ovo cru?

Caso o ovo não esteja contaminado com salmonela, no mais você irá sentir apenas o desconforto devido à sua textura amolecida.

Contudo, caso queira consumir ovos crus com segurança, já existe no mercado o ovo pasteurizado, que é submetido à ação do calor sem perder sua qualidade nutricional, e que elimina boas parte das bactérias!

Gostou desse conteúdo? Você encontra mais notícias como esta em nosso site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado