Como descartar as fezes de cachorro? Siga essas orientações!

A forma de descartar as fezes do cachorro deve priorizar higiene e evita mau cheiro

Pergunta rápida: você tem ideia de como descartar as fezes do cachorro da forma correta? Quem tem doguinho em casa sabe que limpar o cocô é imprescindível para a higiene e para evitar mau cheiro. Entretanto, é preciso fazer isso corretamente!

Antes de mais nada, é importante saber que as fezes do cãozinho são consideradas lixo sanitário. Ou seja, se o descarte não é feito da forma correta, acarreta problemas de saúde pública! Isso inclui tanto o tratamento em casa quanto naquele passeio na pracinha.  

Deste modo, pais e mães de pet devem atentar-se à forma como descartar as fezes do cachorro. Se ainda não sabe ou pretende adotar um cãozinho, trouxemos dicas para auxiliar nessa tarefa! 

Por que descartar as fezes do cachorro é importante?

Assim como você não pode fazer cocô e deixar na rua ou no meio da sala, também deve descartar a caquinha do pet corretamente. Nos dois casos, tratam-se de lixo sanitário passíveis de transmissão de doenças graves. 

Mesmo que o cão seja muito bem tratado, infelizmente ele é propenso a problemas de saúde, inclusive, aqueles considerados zoonoses. Isto é, são doenças transmissíveis para o ser humano. Por exemplo: tênia, giárdia canina, parvirose canina e até bicho geográfico. 

Nesse sentido, é importante que os dejetos não sejam deixados em casa ou na rua. Outro ponto importante é higienizar as mãos após a coleta, usando água e sabão. Se estiver na rua, use álcool em gel.

LEIA MAIS: Por que os cachorros gostam de morder mãos? Saiba como ensiná-lo a parar!

Como descartar as fezes do cachorro da forma correta

Sem dúvidas, recolher as fezes do seu cão não é divertido, mas é uma ação própria de um tutor ou tutora responsável. Em casa, você pode aproveitar as seguintes dicas. 

Vaso sanitário

Inegavelmente, em casa, a melhor forma de descartar as fezes do cachorro é pelo vaso sanitário. Principalmente, se não houver separação do lixo. Os dejetos serão devidamente tratados pelo sistema de esgoto, assim como as fezes humanas. 

Esse método é válido seja qual for o tipo de banheirinho do seu pet: tapetes higiênicos ou jornal. Se você voltar com o cocô do pet do passeio, cuide para que o saquinho seja solúvel em água. Assim, você evita entupimentos e outros problemas de encanamento.

Se, na sua casa, houver canil coberto, esse descarte pode ser feito pelo ralo. A propósito, importante ressaltar que, no vaso, vão apenas as fezes e, no máximo, os saquinhos solúveis em água. Se precisar jogar tapetes higiênicos fora, faça isso no lixo adequado.  

Jogar no lixo

Essa opção é a melhor quando você não está em casa. Por exemplo, durante o passeio ou em uma viagem. Ainda que jogar o cocô do cachorro no lixo não seja tão bom para o meio ambiente, é o melhor caminho para proteger o solo e a água da contaminação. 

O ideal é sempre ter saquinhos próprios para este fim. Inclusive, há opções de sacolas laváveis e ??biodegradáveis. As primeiras são feitas de um material especial, enquanto as compostáveis demoram menos tempo para se decompor. 

Só não deixe as sacolas de cocô na calçada, especialmente após o passeio. Ninguém é obrigado a cuidar do seu lixo! Descarte nas lixeiras, cuidando para que o saquinho esteja bem fechado, uma vez que os profissionais de coleta urbana não devem entrar em contato com o lixo. Falando nisso, tenha sempre os objetos cata cacas em mãos, a saber: 

  • sacolinhas ou saquinhos higiênicos
  • luvas 
  • pás 

Esses acessórios ajudam no transporte e descarte correto, mesmo fora de casa. Ademais, sempre opte pelo descarte em recipientes sinalizados para lixo orgânico. 

Compostagem

Ainda que simplesmente enterrar o dejeto direto no solo seja uma má ideia, é possível optar pelo método da compostagem! Isso vai ajudar na decomposição para que os patógenos nocivos sejam destruídos. 

Assim sendo, o cocô de cachorro compostado pode ser usado como fertilizante. Entretanto, apenas para jardins ornamentais, nunca para hortas de frutas e legumes. Por outro lado, é importante que esse processo de compostagem seja feito como os equipamentos e suprimentos adequados.  

LEIA TAMBÉM: O que cachorros gostam de assistir na TV? Entenda essa relação!

Como NÃO descartar as fezes do cachorro

Até agora, vimos as formas de descartar os dejetos do cãozinho, certo? Porém, o que você definitivamente não pode fazer é enterrá-los! O cocô de cachorro pode conter patógenos perigosos que se infiltram e contaminam o solo, além do lençol freático. 

Ademais, certos parasitas e bactérias contagiosas podem permanecer no solo por meses ou até anos. Consequentemente, infectando seus animais de estimação ou sua família.

Dicas para descartar as fezes do cão

Em suma, as melhores formas de descartar as fezes do cachorro são, principalmente, o vaso sanitário e, em seguida, lixo orgânico e compostagem. Logo, as dicas para que os dejetos sejam encaminhados adequadamente, são:

  • areia e tapetes higiênicos devem ser colocados em saco plástico resistente ou, ainda, em embalagens metálicas ou plásticas fechadas. O depósito é feito no lixo convencional com os demais resíduos da casa;
  • nunca deixe o cocô acumular dentro de casa e faça a limpeza diariamente, pelo bem do seu pet;
  • jamais deixe o cocô do pet nas vias do condomínio ou na rua;
  • durante o passeio, guarde os resíduos em um saco resistente e bem fechado;
  • não acumule o saquinho no pé da árvore, do poste ou na calçada, deixando sempre no lixo orgânico quando não puder trazer de volta para casa;
  • não jogue o saquinho em bueiros ou terreno baldio.

Curiosidade

Nos Estados Unidos, o descarte dos dejetos dos pets é coisa séria! Para se ter uma ideia, foi criado um projeto chamado Park Spark, na cidade de Cambridge. Lá, a ideia é recolher as fezes em sacolas biodegradáveis. Em seguida, logá-las em biodigestores estrategicamente instalados nos parques públicos.

Posteriormente, esses produtos são utilizados no próprio parque, pois a queima do metano é fonte de energia. Deste modo, acaba suprindo as necessidades energéticas, por exemplo, a iluminação dos postes. 

Saber como descartar as fezes do cachorro da forma correta protege o pet de doenças, bem como toda a família. Além de higiênico, evita também problemas com multas, em caso de descarte incorreto em vias públicas, e mau cheiro. Falando em passeio, confira porque é importante levar o seu pet para passear

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado