3 passos para melhorar sua saúde intestinal – sem mudar sua dieta!
Algumas estratégias podem ajudar no relaxamento no momento da digestão
O nosso estado psicológico e nível de estresse podem afetar nosso intestino, desencadeando sinais e sintomas como inchaço, gases, constipação, azia e diarreia. Esse fato deixa clara a importância do cuidado não só com o que se come, mas também com o modo como são realizadas as refeições.
O cérebro sinaliza ao intestino o momento de se preparar para a refeição. Porém, em períodos de estresse, ele centraliza sua principal função em possibilitar a sobrevivência e não a digestão. Confira algumas estratégias que evitam essa reação durante as refeições.
A digestão tem início no cérebro, o qual se conecta ao intestino
Neste artigo, compartilhamos as três etapas de relaxamento que irão colaborar para a sua digestão, confira.
1º passo: dedique tempo à alimentação
No momento das refeições, se não dedicamos a nossa atenção ao alimento, estamos propícios a nos deparar com atividades estressantes, como e-mails e compromissos posteriores. Esse comportamento pode gerar sintomas digestivos desagradáveis logo após a refeição.
Nesse sentido, prefira sentar-se em um espaço tranquilo e confortável, evite usos de eletrônicos como TV, computadores e celulares. Durante o processo de alimentação, respire profundamente de quatro a sete vezes para induzir o seu corpo a se acalmar.
LEIA MAIS:
- Jejum intermitente: confira os 5 malefícios mais comuns para ficar atento!
- Pular o café da manhã ajuda a emagrecer? Confira!
2º passo: observe o momento
Ao prestar mais atenção no seu corpo e no momento da refeição, você consegue perceber se está comendo rapidamente e se precisa desacelerar. Portanto, tente mastigar cada bocado de 15 a 30 vezes, faça pausas entre as mordidas para que o seu cérebro possa trabalhar junto com o intestino na saciedade, e evite consumir excesso de líquido. Com essas atitudes, o ácido estomacal, enzimas digestivas e bile terão melhor desempenho.
3º passo: evite longos períodos em jejum
Leve pelo menos 20 minutos para realizar a refeição. Assim, você permitirá a comunicação efetiva do cérebro com o intestino. Entre uma 1refeição e outra, respeite o intervalo de quatro horas, isso permite a autolimpeza do seu intestino. Caso durante a refeição você se sinta satisfeito, simplesmente pare de comer. Se mais tarde sentir fome, pode comer novamente.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.