Conheça 5 curiosidades sobre Júpiter – Você sabia?

O maior planeta do nosso sistema solar reserva algumas características particulares!

Júpiter recebeu o nome do líder dos deuses romanos (chamado de Zeus pelos gregos), pois o planeta é o maior do nosso sistema, com diversas luas e algumas peculiaridades. Por exemplo, ele é composto quase que totalmente por gases, sem um solo rochoso como o nosso.

Por esses motivos, o quinto planeta mais distante do sol desperta interesse de diversas pessoas. Confira abaixo algumas curiosidades sobre Júpiter e aprenda mais sobre o planeta!

5 Curiosidades sobre Júpiter

É grande mesmo!

Para se ter noção do tamanho de Júpiter, sua massa de 1,898 × 10^27 kg corresponde a aproximadamente 2,5 vezes mais do que todos os outros planetas do sistema solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de 1000 planetas como a Terra em seu interior. Além disso, são necessárias 11 Terras alinhadas para percorrer o seu diâmetro.

LEIA MAIS:

O dia mais curto do sistema solar

Se engana quem pensa que seu tamanho gigantesco o deixou lento. Ele é o planeta que possui maior rotação do sistema solar, girando numa velocidade de cerca de 45.300 km/h. Dessa forma, para concluir um dia em Júpiter, são necessárias 9h e 55min.

Entretanto, para completar um ano que é o problema. A translação de Júpiter ao redor do sol leva 11 anos e 8 meses.

Tempestade sem fim

Se você já viu um retrato de Júpiter na internet, provavelmente já percebeu que, na grande maioria, ele possui uma mancha vermelha. Essa mancha, conhecida como a Grande Mancha Vermelha, na realidade é uma tempestade anti-ciclônica, que existe há milhares de anos.

Essa tempestade leva 6 dias terrestres para girar em sentido anti-horário, possuindo o diâmetro suficiente para caber 2 planetas Terra.

Ainda não se saber a razão pela qual a tempestade é da cor vermelha, porém acredita-se que seja devido à presença de compostos orgânicos dessa cor no planeta.

79 luas

Júpiter é um dos planetas com mais luas do sistema solar, perdendo apenas para Saturno (que possui 82). Até o momento foram registrados 79 corpos celestes que orbitam no planeta. Algumas dessas luas possuem tamanhos consideráveis, como Io, Europa, Calistro e Ganimedes (essa última, a maior do sistema solar). Outras não tem dimensões tão grandes e possuem menos de 10km de diâmetro.

É um imã para asteroides e meteoritos

Sua enorme massa faz com que o planeta receba 200x mais impactos de meteoritos e asteroides do que a Terra, tendo um papel de limpar o sistema solar dessas rochas potencialmente perigosas!

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre Júpiter? Para ler mais conteúdos como esse, basta clicar aqui!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado