Consumo de refrigerante tem efeito colateral inesperado em homens

Descoberta esclarece questões relacionadas ao consumo de refrigerante e à fertilidade masculina.

A relação entre o consumo excessivo de refrigerante e o desenvolvimento de doenças como diabete, obesidade e câncer é amplamente conhecida pela maioria das pessoas. No entanto, estudos recentes sobre fertilidade têm revelado descobertas surpreendentes. Pesquisadores descobriram que o consumo excessivo de refrigerante pode ter efeitos colaterais em homens, afetando tanto o hormônio testosterona quanto o tamanho dos testículos.

Impactos do consumo de refrigerante na fertilidade masculina

O estudo, publicado na revista Acta Endocrinol, foi conduzido por pesquisadores chineses da Universidade de Minzu. O grupo de pesquisa já havia associado o consumo de soda a danos no sistema reprodutivo dos homens em investigações anteriores. Agora, aprofundaram as investigações em um novo teste.

Os pesquisadores estudaram os efeitos colaterais do consumo em diferentes níveis de refrigerante em camundongos machos. Para o estudo, os camundongos foram divididos em grupos distintos; enquanto um grupo bebia somente água, os outros bebiam diferentes concentrações de Coca-Cola e Pepsi.

A investigação durou 15 dias e, durante esse período, realizaram-se exames de sangue e medição do tamanho e peso dos testículos. O resultado do experimento surpreendeu os pesquisadores: o consumo de altas quantidades de Cola-Cola e Pepsi promoveram o aumento e o desenvolvimento dos testículos, além de aumentar os níveis de testosterona no sangue dos camundongos.

LEIA MAIS: Saber a força de um aperto de mão pode salvar sua vida; confira

Possível benefício?

Segundo os autores do estudo, beber Coca-Cola e Pepsi pode promover o desenvolvimento dos testículos, aumentar a secreção de testosterona e aumentar as concentrações séricas de EGF (Fator de Crescimento Epidérmico). Esses efeitos podem trazer benefícios na prevenção de disfunções da próstata e câncer.

Embora os resultados desse estudo sejam promissores, os efeitos a longo prazo do desenvolvimento dos testículos e do aumento da testosterona ainda não são claros. Por outro lado, outros estudos apontaram efeitos adversos negativos do consumo de refrigerante na fertilidade feminina, com redução no tamanho dos ovários.

Por fim, gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado