Estudo revela que homens envelhecem mais rápido – Veja o que é possível fazer!

Você sabia que, biologicamente, os homens envelhecem mais?

Uma pesquisa feita na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriu que homens são biologicamente mais velhos do que mulheres. Nesse sentido, homens costumam fumar com mais frequência e possuem corpos mais largos do que as mulheres, o que pode corroborar para explicar parcialmente essa diferença.

Assim, embora a expectativa de vida atual tenha aumentado em relação ao século passado, em comparação aos homens, as mulheres possuem uma expectativa de vida muito mais elevada. Por exemplo, na Finlândia, as mulheres geralmente costumam viver cinco anos a mais do que eles.

Essa diferença era maior na década de 1970. Naquela época, a expectativa de vida das mulheres era cerca de dez anos a mais do que a dos homens. Porém, como é possível perceber, esse número vem diminuindo com o avanço da modernidade. Ainda conforme o estudo, também é possível analisar essa diferença entre os sexos no envelhecimento biológico.

O que a pesquisa realmente analisou?

Nessa pesquisa, analisaram-se as possíveis diferenças biológicas no envelhecimento entre os homens e as mulheres. Além disso, também foi investigado se os fatores que se relacionam ao estilo de vida de cada gênero podem, de alguma forma, explicar as diferenças entre ambos os sexos. A pesquisa explorou essas distinções tanto em adultos quanto em idosos, para ter uma amostragem mais verossímil e cabível na realidade.

Além disso, os pesquisadores utilizaram diversos relógios epigenéticos como medidas biológicas de envelhecimento. Os relógios epigenéticos permitem o estudo de variáveis relacionadas a expectativa de vida enquanto um indivíduo ainda está vivo. Assim, eles são capazes de estimar a idade biológica das pessoas, em anos, com base em diversos níveis de metilação do DNA medidos em uma determinada amostra de sangue.

Segundo os cientistas, homens são de fato biologicamente mais velhos do que mulheres com a mesma idade cronológica, sendo essa diferença mais gritante entre participantes mais velhos. Além disso, o tabagismo, mais frequente entre os homens, também explicou em tese a diferença de sexo no envelhecimento em gêmeos adultos mais velhos. No caso dos adultos mais jovens, porém, essa premissa não explicou exatamente o processo. Por fim, como já mencionado, o tamanho corporal dos homens também interfere um pouco nessa dinâmica, conforme apontaram os cientistas.

LEIA MAIS: 5 Comidas que fazem muito mal para o coração e o que comer no lugar delas!

Resultados do estudo

Observou-se que a diferença no ritmo do envelhecimento está atrelada diretamente ao tamanho do corpo e ao estilo de vida. Além disso, apontou-se que os estudos acerca de gêmeos contribuíram muito para essa análise. Isso porque os gêmeos do sexo masculino envelheciam biologicamente cerca de um ano a mais em relação aos gêmeos do sexo feminino.

Por fim, vale enfatizar que a diminuição da expectativa de vida dos homens em relação às mulheres se atribui aos avanços da modernidade e aos maus hábitos deixados de lado, como o tabagismo. Hoje, como a maioria dos homens está ciente dos prejuízos que o cigarro traz para a saúde, há um abandono dessa prática negativa, fazendo com que a diferença na expectativa de vida entre os sexos tenha diminuído bastante. Assim, os resultados deste estudo ajudaram a compreender melhor como estilos de vida diferentes afetam o envelhecimento biológico dos sujeitos.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado