“Em vez de” ou “ao invés de”? Aprenda a evitar esse erro comum!

Na linguagem formal, deve-se evitar a confusão entre as expressões “ao invés de” e “em vez de”

Tanto na linguagem oral quanto na escrita formal, é comum o uso das expressões “em vez de” e “ao invés de” como se fossem sinônimas. Entretanto, muitas pessoas desconhecem que algumas letras podem mudar o significado da frase.

A utilização adequada dessas expressões é considerada na correção de redações para concursos públicos, Enem, vestibulares e até mesmo durante o processo seletivo para ofertas de emprego. Embora as expressões “em vez de” e “ao invés de” sejam muito utilizadas no cotidiano, é fácil confundi-las.

“Em vez de” ou “Ao invés de”?

A expressão “Em vez de” é usada para indicar uma troca, uma substituição de algo por outra coisa, ou seja, quando se prefere uma opção em detrimento de outra. Por exemplo: “Eu quero comer frutas em vez de chocolate”.

Já a expressão “Ao invés de” é usada para indicar uma oposição, um contraste ou uma inversão em relação a algo que seria esperado. Por exemplo: “Ao invés de desperdiçar comida, podemos doá-la para instituições de caridade”.

Portanto, é importante prestar atenção ao contexto em que essas expressões são utilizadas, a fim de escolher a opção correta e evitar possíveis confusões de sentido. Em resumo, utilize “em vez de” quando quiser indicar uma escolha ou substituição, e “ao invés de” quando quiser indicar uma oposição ou contraste.

LEIA MAIS: 

Dica:   Em caso de dúvida entre as locuções “ao invés de” e “em vez de”, é mais simples optar por “em vez de”, pois possui um significado mais abrangente e pode ser usada em qualquer situação. Mas nem sempre o contrário é verdadeiro. Portanto, em caso de dúvida, é mais seguro utilizar “em vez de”, já que isso não prejudica o sentido ou a gramática normativa.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.