Kefir faz bem para a saúde? Saiba como ele atua no seu corpo!

Conheça as vantagens do kefir para a saúde.

Para aqueles que não o conhecem, o kefir é um alimento comum em diversas culturas ao redor do mundo. Ele acabou se tornando muito popular na medicina natural, pois é rico em nutrientes e probióticos, trazendo benefícios para a digestão e a saúde intestinal das pessoas.

Em comparação, muitos nutricionistas acreditam que o kefir é muito mais nutritivo do que o iogurte, por exemplo. Assim, se você quer  saber sobre as vantagens desse alimento para a saúde, continue a leitura deste conteúdo!

5 benefícios do kefir para a saúde

É uma grande fonte de nutrientes variados

O kefir é oriundo de partes da Europa Oriental e do Sudoeste Asiático. O nome kefir vem da palavra turca keyif, que se refere a sentir-se bem após comer algo. É uma bebida fermentada e tradicionalmente feita com leite de vaca ou de cabra. Assim, para produzi-la, adicionam-se grãos de kefir ao leite. No entanto, vale mencionar que não são grãos de cereais comuns, mas, sim, colônias bem semelhantes aos grãos de leveduras e bactérias do ácido láctico, parecidos com uma couve-flor na aparência.

Em vista disso, as bactérias do ácido láctico acabam transformando a lactose do leite em ácido láctico. Isso, então, faz com que o kefir tenha o gosto azedo típico do próprio iogurte, porém com uma consistência bem mais fina e líquida. Uma xícara dessa bebida proporciona: 9 gramas de proteína, 24% do valor diário de cálcio, 20% do valor diário de fósforo, 29% do valor diário de vitamina B12, 25% do valor diário de riboflavina (B2), 7% do valor diário de magnésio e 12% do valor diário de vitamina D.

LEIA MAIS: Sinais de excesso de vitamina D, confira quais são!

Tem potentes propriedades antibacterianas

Existem determinados probióticos no kefir que podem servir para proteger contra infecções, como o Lactobacillus kefiri, exclusivamente encontrado no kefir. Além disso, alguns estudos demonstram que esse probiótico em específico pode ser responsável por inibir o crescimento de diversas bactérias nocivas, incluindo Salmonella, Helicobacter pylori e E. coli.  Além disso, ele é um alimento tão complexo que possui o kefiran, um tipo de carboidrato específico que também tem propriedades antibacterianas.

Pode proteger e atuar contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte do mundo todo há muito tempo. Ocorre que, quando as células anormais do corpo humano crescem de forma incontrolável, tem-se o câncer. Desse modo, acredita-se que os probióticos encontrados em produtos lácteos fermentados podem reduzir o crescimento de tumores por meio do estímulo do sistema imunológico.

Então, considerando essa premissa, é possível afirmar que o kefir, de certa forma, pode ajudar no combate ao câncer. Além disso, diversos estudos vêm mostrando o papel protetor desse alimento. De modo específico, um estudo feito a partir do extrato de kefir mostrou que ele conseguiu reduzir o número de células do câncer de mama humano em até 56% quando comparado aos 14% em relação a testes feitos com extrato de iogurte. Vale ressaltar, entretanto, que mais pesquisas precisam ser feitas nesse sentido.

Consegue melhorar os sintomas de alergia e asma

Em estudos sobre as reações alérgicas causadas por respostas anti-inflamatórias contra alimentos, o kefir demonstrou a capacidade de suprimir as respostas anti-inflamatórias relacionadas a alergias e até a própria asma.

Porém, embora os testes apontam para essa conclusão, ainda são necessários mais estudos para explorar os efeitos do kefir nesses casos. Portanto, até então, o que se sabe é que o kefir ajuda a melhorar os sintomas de asma e certos tipos de alergias.

LEIA TAMBÉM: Conheça as 5 principais causas da osteoporose e saiba como se prevenir!

Pode auxiliar na saúde óssea e diminuir o risco de osteoporose

A osteoporose caracteriza-se pelo desgaste do tecido ósseo, sendo uma preocupação crescente. Esse problema é mais comum entre as mulheres mais velhas, aumentando drasticamente o risco de fraturas. Desse modo, garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a saúde óssea, retardando a progressão desse problema.

Para isso, o kefir é uma ótima fonte de cálcio e também de vitamina K2, que possui o papel central no metabolismo do cálcio. Conforme estudos recentes, a suplementação com K2 demonstrou desempenho na redução do risco de fraturas em 81%.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!
Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado