15 mitos sobre gatos nos quais você sempre acreditou – Confira!
Gato preto não dá azar e a espécie é só amor, e nada traiçoeira
O Egito os considera como animais sagrados. No Japão, há uma ilha inteirinha deles. Na Turquia, Rússia e Bélica, o amor por eles é incondicional. Estamos falando dos felinos, uma espécie que vem ganhando casas e corações como pets amorosos que são. Ainda assim, sobram mitos sobre gatos que precisam ser desconstruídos.
A história dos gatos entre os humanos é antiga – antiga mesmo! Prova disso são os registros do Egito Antigo, cuja mitologia tem até uma deusa felina – a Deusa Bastet. E, tão antigas quanto as histórias, são os mitos que não passam do desentendimento acerca do comportamento felino.
O fato é que muitos deles originam repulsa aos bichanos e resultam em maus tratos. Por isso, os mitos sobre gatos devem ser conhecidos e esclarecidos. Assim, fica mais do que claro o quanto os felinos são verdadeiros pacotinhos de amor.
15 Mitos sobre gatos – saiba a verdade sobre os felinos
Gatos odeiam água
Um dos mitos sobre gatos é de que eles não gostam de água quando, na verdade, muitos até adoram! De fato, a origem deste mito está na falta de compreensão quanto ao comportamento felino. Por vezes, o contato com a água foi forçado ou em temperatura inadequada, daí, não há bicho que se agrade!
O mito tem a ver com a origem dos felinos, provenientes de regiões desérticas e que foram evoluindo sem muito contato com a água. Hoje, o que se vê são muitos gatos domésticos se esbaldando no banho! Claro, sempre mantendo a temperatura adequada e usando reforços positivos.
Inclusive, muitos tutores pensam que, pela aversão à água, o gatinho não precisa se hidratar. Pelo contrário, gatos, especialmente os machos, têm grande propensão a doenças renais, logo, precisam sim tomar água com frequência.
Gatos adoram leite
Pode até parecer fofinho assistir ao gato tomando leite no pires, mas o alimento só é adequado nos primeiros meses de vida e, ainda assim, na amamentação. O leite de vaca ou qualquer outro é tóxico para os gatos.
Gato preto dá azar
Não, nenhum gato, seja qual for a cor, dá azar! O mito vem da Idade Média, quando os bichanos eram associados aos rituais de bruxaria. Por outro lado, no Japão, os gatinhos pretos são sinal de muita sorte e, sempre, amor incondicional!
Gatos e cães são eternos inimigos
Caso não haja a socialização adequada, os dois podem não se dar bem. Os gatos, como territorialistas que são, tendem a fugir quando apresentados a outros animais – inclusive felinos. Daí, pode ativar o instinto de caça dos cães. Mas, não existe inimizade alguma aí!
O perigo é que muitos tutores de cães estimulam essa briga, promovendo a perseguição de cães a gatos. Mais uma vez, a ignorância humana prevalecendo sobre a naturalidade dos animais, não é?
LEIA MAIS:
- Por que os gatos seguem seus humanos no banheiro? Descubra os motivos!
- Conheça 8 insetos perigosos para os gatos – Saiba como protegê-los!
Gatos não são apegados aos donos, mas à casa
Um dos mais injustos mitos sobre os gatos que existem, novamente, pela incompreensão do seu comportamento. Os felinos são mais independentes, têm seu próprio tempo e compasso, algo que pode confundir quem está acostumado com o temperamento dos cães. A forma como os gatinhos demonstram afeto é bem peculiar.
Por exemplo, se acostumar a dormir com o tutor, dar uma piscadinha demorada enquanto olha para você ou se deitar com a barriguinha para cima. Então, se ele aparentemente não se estressa quando o dono sai de casa, nem demonstra empolgação quando volta, não significa falta de amor.
Gatos são traiçoeiros e nada carinhosos
Praticamente uma sequência do mito acima, os gatos não são egoístas nem traiçoeiros. Pelo contrário, sua personalidade é independente e nada têm a ver com o desejo dos humanos em projetar suas próprias características neles.
A visão dos gatos é em preto e branco
Estudos mostram que este é mais um mito sobre gatos, uma vez que eles enxergam, sim, em cores, ainda que numa gama mais restrita que os humanos. Basta ver como se animam diante de um brinquedo colorido.
Gatos enxergam no escuro
Ainda que os gatos sejam capazes de enxergar bem nos ambientes de pouca luz, não têm visão poderosa que resista à escuridão total. A visão felina é mais potente graças às córneas finas e pupilas que dilatam em proporção maior que a dos humanos. Por isso, os olhos são oito vezes mais sensíveis.
A retina felina tem maior número de bastonetes, o que ajuda a detectar a intensidade da luminosidade. Mas, nada que garanta enxergar no escuro.
Gatos têm sete vidas
Esqueça esse mito sobre os gatos, pois pode colocá-lo em risco! A história vem da Idade Média, quando suas habilidades eram relacionadas à feitiçaria e magia negra. Segundo a lenda, isso conferia número maior de vidas – sete ou nove. Também, da crença egípcia de que são animais sagrados, portanto, dotados de poderes especiais.
Aí, a ideia foi reforçada ao longo dos séculos, inclusive em peças de Shakespeare. Mas, não passa de uma inverdade, então, nada de testar a resistência do seu bichano!
LEIA MAIS:
- Gatos mais bravos do mundo: Conheça essas 5 raças!
- Quando gatos fogem eles voltam? Confira tudo sobre o assunto
Gatos só caem em pé
Os gatos são flexíveis, saltam de grandes alturas, mas não, eles não caem apenas em pé. O reflexo apurado e a consciência corporal permitem que os felinos evitem uma queda brusca ao rotacionar o corpo em até 180°. Porém, a depender da altura, podem se machucar gravemente, então o melhor é preservá-lo das quedas.
Todo gato branco de olhos azuis é surdo
Não, mesmo que haja uma tendência maior a isso, nem todo gato branco de olhos azuis é surdo. Pelo contrário, a maioria deles tem seus sentidos perfeitamente aguçados.
Gatos não podem ser adestrados
Podem sim, ainda que o treinamento seja um pouco diferente daquele aplicado nos cães. Como os felinos não são muito chegados à rotina, o adestramento se concentra na personalidade e interação social.
Gato tem que ir para a rua porque gosta de liberdade
Nada disso! Manter o gato em segurança, longe do acesso à rua, evita que tenha contato com a maldade dos humanos, ataques de animais maiores e atropelamentos. Quanto mais tempo passa na rua, menor sua expectativa de vida.
LEIA MAIS:
- Existem óleos essenciais tóxicos para os gatos? Descubra agora!
- 6 raças de gatos que soltam pouco pelo: Conheça quais são!
Gatos e grávidas não podem conviver
Outro mito injusto e que, felizmente, muitas futuras mamães têm se prestado a derrubar. Uma das causas para a preocupação é a predisposição para a toxoplasmose, doença atribuída aos gatos. A verdade é que eles têm apenas 1% de possibilidade de transmissão e, ainda assim, quando estão muito doentes. Além disso, isso se aplicará apenas aos casos em que a gestante nunca tiver pegado a doença ou tiver alguma depressão no sistema imune.
Gatos transmitem asma
Asmas humana e felina são totalmente diferentes, logo, não há possibilidade de transmissão entre as espécies. E sabe qual é um mito sobre os gatos relacionado a este? O de que comer carne crua cura a asma felina! Trata-se de algo proveniente das religiões pagãs, mas sem nenhuma comprovação científica.
Por vezes, a origem dos mitos sobre gatos é mais relacionada à falta de paciência e até ao desconhecimento sobre o comportamento felino. Mas, eles expressam seu amor e carinho nos menores detalhes, ainda que amem em silêncio. É como diz Wilkins: amam mais as pessoas que elas permitiriam, mas são sábios o suficiente para manter isso em segredo.
Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!