Por que cachorros mordem uns aos outros? Descubra aqui!

Já parou para se perguntar por que os cachorros mordem uns aos outros? Veja o que a ciência fala sobre isso.

A maioria dos estudos que abordam agressões feitas por cachorros concentram-se nas circunstâncias e nas ocasiões em que os cães atacam as pessoas. As razões para isso podem ser óbvias: pessoas estão sempre muito mais preocupadas com a própria segurança. Porém, na contramão, o tema deste artigo se refere a agressões de cães uns contra os outros.

Geralmente, ataques de cachorros contra outros cachorros são muito mais graves e fatais para o alvo do ataque. Nesse sentido, os poucos estudos que analisaram essa circunstância concentraram-se em fatores fisiológicos e genéticos. Ainda, as pesquisas também investiram na abordagem das raças, devido à preocupação com as lutas ilegais promovidas entre cães.

Última pesquisa sobre agressão canina

A mais recente pesquisa sobre agressão canina, feita por uma equipe da Universidade Mendel, em Brno, República Tcheca, conseguiu ter novas abordagens. Essa pesquisa estudou uma população de 347 cães conhecidos por morderem outros cachorros.

A equipe pesquisadora entrevistou os donos desses animais e, por meio das análises que coletaram, foi possível construir um banco de dados básico dos cães, com idade, sexo, status de castração e localização das mordidas, como cabeça, pescoço, tronco, etc. Assim, com base em análises estatísticas, envolvendo modelagem logística, por exemplo, os cientistas conseguiram compreender muitos aspectos interessantes.

LEIA MAIS: 5 cachorros muito bagunceiros mas que a gente ama; confira!

Qual a principal razão para os cachorros se morderem?

Segundo os pesquisadores, existem diversas razões para que esse fenômeno aconteça, sendo tamanho, sexo e castração, por exemplo. Quando considerados os acidentes de mordidas fora de casa, quase três quartos dos cachorros que morderam outros eram do sexo masculino, confirmando o que outros estudos já indicavam: cachorros machos são mais propensos a envolverem-se nesses incidentes.

Além disso, também foi constatado que as vítimas mais propensas a precisar de tratamento especial foram aquelas atacadas por cães machos ao invés de fêmeas. O estudo também demonstrou que, majoritariamente, os cachorros que atacaram os outros eram adultos, ou seja, ataques vindos de filhotes e cães mais velhos representavam somente uma pequena porcentagem. Por conseguinte, outro dado interessante é que 57% dos cães que atacaram outros eram de grande porte.

LEIA MAIS: Por que os cachorros se sentem atraídos por determinadas pessoas? Veja aqui!

Outro ponto observado é que, dos cães que atacaram outros, somente 4% da amostra era castrada. Ou seja, a castração possui um papel importante para diminuir o perigo de um cachorro violento. No entanto, talvez a descoberta mais significativa em termos de aplicações reais e práticas está atrelada a coleira dos cachorros. Usar coleira nos cães pode efetivamente reduzir a probabilidade dele agredir outro enquanto você estiver passeando com ele, por exemplo.

Neste estudo, 79% dos cachorros que atacaram outros e demonstraram sinais agressivos fora de sua casa foram soltos pelos donos. Alguns psicólogos, inclusive, afirmam que os cachorros entendem a coleira como uma extensão da mão do seu tutor. Isso parece ser confirmado pelo fato de que os cachorros ficam propensos a serem desobedientes quando estão fora do controle da coleira. Por fim, foi possível ver as razões pelas quais os cães se mordem, sendo algumas explicações baseadas no Reino Animal, como disputa por território, por exemplo.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado