Por que cachorros não podem comer chocolate? Veja os efeitos!
É comum ouvir falar que o chocolate é ruim para os cachorros. Entenda o porquê!
Não é novidade para ninguém que chocolate é uma delícia para o paladar dos seres humanos. No entanto, essa delícia, quando o assunto são os cachorros, não é uma boa ideia. Em suma, a toxicidade do chocolate é um problema extremamente comum visto em cães, e muitas vezes estão relacionados diretamente à ingestão acidental do produto por parte dos cãezinhos.
Nesse sentido, mesmo que o chocolate seja realmente tóxico para os cachorros, o nível de toxicidade irá depender do tipo de chocolate consumido pelo animal, do quanto ele comeu e do tamanho do cachorro. Saiba mais sobre porque cachorros não podem comer chocolate e quais os seus efeitos no animal.
Por que os cachorros não podem comer chocolate?
Em suma, o chocolate é tóxico para os cachorros porque contém uma substância chamada de teobromina e, num menor grau, cafeína. Nesse sentido, os seres humanos conseguem metabolizar a teobromina de forma fácil. No entanto, os cachorros não conseguem.
Na realidade, os cachorros processam a teobromina e a cafeína de forma bem lenta, o que acaba fazendo com que esses compostos tóxicos fiquem acumulados em seus sistemas e acabem causando sinais clínicos no animal.
Inclusive, a toxicidade do chocolate para com os cães é tão comum que existem ferramentas que você pode utilizar para descobrir se o seu cachorro realmente fez a ingestão de uma quantidade realmente tóxica de chocolate por acidente.
LEIA MAIS: 6 alimentos que cachorro não pode comer – Confira!
O que pode ocorrer com o cachorro se ele comer chocolate?
Como foi dito anteriormente, essa questão irá depender do tamanho do seu cachorro e também da quantidade de chocolate que ele consumiu acidentalmente.
Por exemplo, se você tiver um cachorro de médio ou grande porte, que consumiu somente uma pequena quantidade de chocolate, provavelmente você irá notar que seu cão irá te dar sinais associados a dor de estômago, além de diarreia e vômito.
No entanto, se o seu cachorro acabou consumindo uma grande quantidade de chocolate, ou se você possui um cachorro de pequeno porte que consumiu acidentalmente um pedaço pequeno de chocolate, provavelmente eles podem desenvolver os seguintes sintomas ligados a toxicidade do chocolate: convulsões, tremores, frequência cardíaca irregular, arritmia cardíaca e hemorragia interna
Além disso, é importante deixar claro que esses sinais são geralmente precedidos por uma inquietação por parte do cachorro.
O que eu preciso fazer caso meu cachorro tenha consumido chocolate acidentalmente?
Em casos que você suspeite que seu cachorro comeu chocolate, ou em casos que você já sabe que ele fez a ingestão do produto, não espere ver nenhum dos sinais de toxicidade serem desenvolvidos. O mais importante nesse momento é ligar imediatamente para o seu veterinário.
LEIA TAMBÉM: 5 benefícios do chocolate que você precisa conhecer!
Na realidade, quanto mais cedo você levar seu cão para o veterinário, maiores serão as chances de ele se recuperar desse infortúnio.
É importante, também, saber quando o seu cão pode ter feito a ingestão, uma vez que os tratamentos podem variar de acordo com o tempo que o chocolate está no organismo do seu cachorro.
Como funciona o tratamento para toxicidade de chocolate em cães?
Em síntese, o tratamento para combater a toxicidade do chocolate no organismo dos cachorros é a descontaminação e o suporte. O chocolate precisa ser removido do sistema do cão através da indução do vômito para evitar uma possível internação do animal. Por isso não se deve esperar nenhum efeito da toxicidade para levar o seu animal ao veterinário.