Por que temos espasmos durante o sono? Veja quando se preocupar!

Saiba o que está por trás dos incômodos espasmos durante o sono e quando procurar um especialista

Sabe quando está dormindo e, de repente, acorda achando que vai cair? São os famosos espasmos durante o sono, contrações musculares involuntárias que nos afetam durante a vigília. Veja por que eles acontecem e quando é necessário buscar orientação médica.   

A princípio, os espasmos do sono, cujo nome científico são mioclonias noturnas, são contrações dos músculos que podem afetar qualquer parte do corpo. Porém, os grupos musculares que mais apresentam a condição são os membros, principalmente, pernas.  

Rápidos e intensos, algumas vezes são descritos como uma espécie de choque, como se resultasse de um susto. Inicialmente, são inofensivos, embora possam afetar a qualidade do sono. Contudo, em alguns casos raros, os espasmos durante o sono podem ser sintomas de alguma condição médica.

Por que temos espasmos durante o sono?

A sensação é comum a praticamente todo mundo que experimenta os espasmos durante o sono: como se a pessoa levasse um susto ou enxergasse uma luz repentina. Daí, acorda como se “chutando” algo ou com a impressão de que vai cair da cama.  

Além disso, normalmente sente a respiração acelerada, assim como os batimentos cardíacos. Em alguns casos, a pessoa até acorda transpirando.

LEIA MAIS: 5 coisas que você NUNCA deve dizer a alguém com ansiedade

Embora afete tanto homens quanto mulheres, ninguém sabe, ao certo, porque temos espasmos durante o sono. 

Contudo, há indícios de que as mioclonias estejam ligadas à ingestão excessiva de cafeína logo antes de dormir. Ainda, altos níveis de estresse físico ou emocional, bem como fadiga e privação de sono.  

Por outro lado, mesmo quem leva uma vida aparentemente mais tranquila pode experimentar os espasmos do sono. Ou seja, trata-se de um fenômeno aleatório e sem uma causa aparente. 

Quando devo me preocupar? 

Os espasmos durante o sono são, de modo geral, inofensivos. Tanto que nem existe um tratamento para isso. Porém, há casos em que é preciso consultar uma pessoa especialista. Principalmente quando forem frequentes, além de seguidos de:   

  • lesões 
  • mordeduras na língua ou boca durante o sono
  • urinar na cama enquanto dorme 

A busca por orientações se dá para averiguar, por exemplo, se a pessoa não está tendo convulsões. Nestes casos, o problema é subjacente a alguma enfermidade mais séria. Ademais, se a pessoa fica demasiadamente incomodada com os espasmos durante o sono, apresenta sinais de ansiedade.

LEIA TAMBÉM: Como não ligar para o que os outros pensam? Siga essas dicas!

Como evitar os espasmos durante o sono? 

Mesmo que não haja tratamento para os espasmos, você pode evitá-los mudando alguns hábitos. Por exemplo, reduzir ou evitar o consumo de álcool e cafeína antes de dormir. Aliás, os níveis de ambos devem ser moderados ao longo do dia.  

Vale, ainda, experimentar a meditação para relaxar, além de manter uma rotina de sono regular. 

Viu só, porque temos os irritantes espasmos durante o sono? Sabe o que a gente lhe trouxe de mais dicas para ter uma noite mais tranquila? Alimentos que melhoram a qualidade do seu sono!

Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado