4 remédios que fazem muito mal para os seus rins e você ainda não sabia

Veja o que estes medicamentos podem fazer com os seus rins e evite tomá-los por um longo período.

Os rins são órgãos de extrema importância para todos nós. Isso porque, por meio deles, é possível se livrar dos maus resíduos do corpo, reter a quantidade certa de líquidos e enviar hormônios que mantêm a pressão arterial estável. Além disso, eles auxiliam na produção de glóbulos vermelhos e produzem uma forma de vitamina D boa para os ossos.

No entanto, existem alguns medicamentos que podem dificultar que os rins desempenhem suas funções, impedindo-os de trabalhar da maneira que deveriam. Por isso, a seguir, você verá alguns remédios que fazem mal para os rins.

4 remédios que podem fazer mal aos seus rins

Anti-inflamatórios não esteroides (Aines)

Esses medicamentos podem ser vendidos livremente ou com prescrição médica, como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve, Naprosyn). No entanto, seja qual for, você não deve usá-los regularmente nem tomar doses muito altas deles, pois o uso excessivo desses remédios causa até 5% dos casos de insuficiência renal crônica todos os anos.

LEIA MAIS: 13 alimentos que possuem mais cálcio que um copo de leite – Confira!

Diuréticos

Esse remédio, que também pode ser chamado de pílula de água, também é utilizado pelos próprios médicos para tratar problemas de pressão alta ou alguns tipos de inchaço. Os diuréticos ajudam o seu corpo a se livrar de todo fluido extra, porém, muitas vezes, podem te desidratar e afetar os seus rins.

Antibióticos

Esses medicamentos afetam os rins de diversas maneiras diferentes. A primeira delas é formando cristais inquebráveis nos rins, que podem bloquear o fluxo de urina. Outro modo é por meio de substâncias que danificam algumas células renais quando os rins tentam filtrá-las. Além disso, existem pessoas alérgicas a antibióticos, o que também causa problemas nesses órgãos. Assim, todas essas consequências podem acontecer se você toma esses remédios em doses muito altas ou durante longos períodos.

LEIA MAIS: 5 alimentos que não prejudicam a sua dieta e que são uma delícia – Confira!

Inibidores da bomba de prótons (IBPs)

Medicamentos como rabeprazol, omeprazol, esomeprazol e lansoprazol podem ser utilizados para tratar azias, úlceras e refluxo. Esses remédios conseguem diminuir a quantidade de ácido que há no estômago, porém, ao usá-los por um longo tempo, estes podem aumentar as chances de problemas renais graves, levando à insuficiência renal.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado