Ressaca por excesso de açúcar existe? Entenda o que acontece!

O consumo exagerado de açúcar pode causar ressaca, assim como o álcool

Todos sabemos que se pode ter uma ressaca por beber álcool demais: dor de cabeça pulsante, letargia e náusea são sinais de que você exagerou. Mas você já ouviu falar de ressaca causada por açúcar? Ela é real, porém, as causas são diferentes da alcoólica. No entanto, os sintomas de ressaca por excesso de açúcar são tão desagradáveis quanto.

Processamento do açúcar

As ressacas por excesso de açúcar estão associadas à forma como processamos o açúcar refinado, que é o tipo encontrado em doces, biscoitos e bolos, diferente daquele encontrado nas frutas. Quando se consome de forma exagerada, o açúcar no sangue sobe e, em resposta, o pâncreas produz insulina para ajudar a converter esse açúcar em energia.

A maioria das pessoas tem uma boa regulação dos níveis de açúcar no sangue, por isso, os picos são tipicamente breves. Mas, se você comer em excesso, pode haver um curto período em que você se torna hiperglicêmico – o que significa que o açúcar atinge níveis altos o suficiente para causar efeitos colaterais desagradáveis.

Além disso, o seu corpo, na tentativa de controlar o excesso de açúcar, pode acabar corrigindo-o em excesso, resultando em um breve estado de baixo nível de açúcar no organismo, chamado hipoglicemia reativa. Isso, por sua vez, pode causar sintomas de tontura, dor de cabeça, tremores, irritabilidade, transpiração, ansiedade e palpitações.

LEIA MAIS:

A ressaca por açúcar é perigosa?

Para a maioria das pessoas, uma ressaca por açúcar não é nada mais do que um incômodo imediato e temporário. Mas, a longo prazo, a causa dela pode ter consequências negativas. Quando saudável, o corpo sabe como lidar com os picos de insulina e se manter em equilíbrio.

Porém, se esses picos forem frequentes, eles podem, com o tempo, levar à resistência à insulina, que, por sua vez, pode evoluir para diabetes tipo 2. Quando o seu corpo se torna resistente à insulina, mesmo que ainda consiga produzi-la, é muito mais difícil controlar o açúcar no organismo. Por isso, modere no consumo de doces, tenha uma dieta balanceada e reforce a hidratação para evitar os sintomas de ressaca.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado