4 dicas para evitar que as frutas escureçam rapidamente

Aprenda como manter as frutas frescas e bonitas por mais tempo, mesmo depois de cortadas

O processo de oxidação é o responsável pelo escurecimento das frutas cortadas, e é mais perceptível em frutas de polpa clara como maçã, banana e pera. Isso ocorre porque, após o corte, o interior da fruta fica exposto ao ar e ao oxigênio, somado a enzimas da própria fruta, levando ao escurecimento enzimático.

As frutas não estão estragadas, mas o aspecto delas não fica agradável nem apetitoso. Mesmo que seja um processo natural, a oxidação pode ser amenizada; confira dicas simples e práticas para manter as frutas frescas por mais tempo.

Confira como evitar que as frutas cortadas escureçam

Limão

Esse é um dos truques mais conhecidos das donas de casa. Para evitar que a fruta escureça, você pode pingar algumas gotas de limão sobre a superfície cortada dela. O limão é uma ótima barreira natural que impede que o oxigênio entre em contato com a fruta. A única desvantagem dessa técnica é que o sabor pode ser alterado. Por isso, modere na quantidade.

Se o sabor azedo do limão é muito intenso para o seu paladar, saiba que o abacaxi é um substituto tão eficiente quanto. A técnica é a mesma do limão, você só precisa borrifar o suco de abacaxi na fruta cortada.

LEIA MAIS: Veja 3 dicas para que as suas maçãs não escureçam e durem por muito mais tempo!

Água mineral com gás

Uma boa alternativa para quem quer manter o sabor original da fruta é utilizar água mineral com gás. Ela possui o mesmo efeito que o limão e o abacaxi, mas com a vantagem de não alterar o sabor.

Ácido ascórbico (vitamina C)

A vitamina C é um potente antioxidante e, graças a essa funcionalidade, pode ser utilizada como suplemento ou princípio ativo em cosméticos. Mas você sabia que a vitamina C também pode ser aplicada nas frutas para evitar o escurecimento delas? Use pastilhas efervescentes! São super práticas.

LEIA TAMBÉM: Quanto tempo o abacate dura na geladeira? Veja como preservá-lo por mais tempo!

Vinagre

O vinagre diluído também pode ser uma boa opção para evitar o escurecimento das frutas. A diluição é para evitar o sabor azedo do líquido. É super simples: dilua algumas colheres de vinagre em uma xícara de água e, em seguida, mergulhe as frutas cortadas na mistura.

Confira outras notícias semelhantes aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado