Colesterol alto: 5 alimentos que baixam o colesterol para você viver bem e melhor
Veja o que comer e beber para baixar o colesterol.
De acordo com a SBC, cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol elevado, superando até mesmo os EUA. Sobretudo, é a combinação de fatores como estilo de vida e genética que influenciam no colesterol, mas a alimentação também contribui.
Alimentar-se corretamente reduz o risco de doenças cardíacas e de problemas com o colesterol alto. Veja 5 alimentos que baixam o colesterol para inserir na dieta ainda hoje.
Alimentos capazes de reduzir diretamente o seu colesterol
Couves-de-bruxelas
Meio copo de couve-de-bruxelas contém 3 gramas de fibra solúvel. Estudos sugerem que aumentar o consumo de fibra solúvel em apenas 5 a 10 gramas por dia pode baixar o colesterol LDL em 3 a 5%. Isso ocorre porque a fibra solúvel liga-se ao colesterol dietético no intestino, impedindo o corpo de o absorver.
Alho
De acordo com um estudo de meta-análise publicado em 2016, consumir suplementos contendo alho por 2 meses pode melhorar parcialmente os níveis de colesterol. Mesmo uma melhora pequena como essa pode impactar significativamente a saúde: 8% de redução no colesterol equivale a diminuir o risco de doenças cardiovasculares em 38%.
LEIA MAIS: 4 benefícios do consumo moderado de álcool na dieta
Água mineral carbonatada
Um estudo foi realizado na Espanha com mulheres na pós-menopausa, que beberam 1 litro de água por dia com baixa composição mineral e, em seguida, beberam 1 litro de água mineral carbonatada por dia durante 2 meses. Os pesquisadores notaram uma queda significativa nos níveis de colesterol LDL e aumento do colesterol HDL (colesterol “bom”).
LEIA MAIS: Fruta à vontade na dieta? Confira qual fruta engorda mais!
Uva
Em um estudo publicado em 2014 na revista Food and Nutrition Research, mulheres que consumiam uvas ou suco de uva regularmente tinham baixos níveis de triglicérides e níveis altos de colesterol HDL, quando comparadas com mulheres que não consumiam uvas nem suco dessa fruta com frequência. Como bônus, elas ainda tinham maior ingestão de vitamina C, potássio, magnésio e fibras.
Pimenta
A pimenta contém substâncias como a capsaicina – composto que confere à pimenta sua ardência característica – que tem efeitos positivos nos níveis de colesterol. Ainda, ela impede que as plaquetas presentes nos vasos sanguíneos se agreguem umas às outras, evitando o entupimento das artérias.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.