4 benefícios do consumo moderado de álcool na dieta

Consumir álcool com moderação contribui positivamente para a sua saúde.

Moderação é a palavra-chave quando se trata do consumo de álcool. Para adultos saudáveis, é recomendável uma bebida por dia para mulheres e duas para homens. Nesse caso, “uma bebida” equivale a 355 ml cerveja, 148 ml de vinho ou 44 ml de algum destilado. A seguir, entenda os benefícios do consumo moderado de álcool quando associado a uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

4 benefícios de consumir álcool moderadamente

Fortalecimento dos ossos

Este é para os consumidores de cerveja! O consumo moderado dessa bebida tende a aumentar a densidade óssea, e esta é um biomarcador válido para prevenir a osteoporose. Além disso, a cerveja é uma fonte de silício, substância que possui impacto na densidade mineral dos ossos.

Um estudo de 2010 que mediu o teor de silício de várias cervejas comerciais descobriu que a quantidade dessa substância que normalmente consumimos em um dia pode ser encontrada em cerca de 1 litro da bebida. Aliás, algumas cervejas fornecem mais silício do que outras: as IPAs, por exemplo, são mais ricas em silício do que as de trigo, porque utilizam mais malte e lúpulo em sua composição.

LEIA MAIS: Fruta à vontade na dieta? Confira qual fruta engorda mais!

Redução do risco de mortalidade

É verdade que todos morreremos um dia. No entanto, conforme especialistas responsáveis pelo Relatório de Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2020, estudos relataram menor risco de morte entre os consumidores moderados de bebidas, quando comparados com aqueles que bebiam demais.

Melhoria do humor

Em uma pesquisa publicada em 1985, descobriu-se que beber reduz estresse, tensão e até mesmo depressão. Além disso, beber moderadamente também pode aumentar a felicidade e a euforia. Investigações atuais reforçam estes resultados.

Por exemplo, um estudo de 2020 da revista Frontiers in Genetics descobriu que adultos de meia-idade ou mais velhos que bebem álcool com moderação têm menor risco de desenvolver depressão.

LEIA TAMBÉM: O que cura ressaca de cerveja? 5 dicas para curá-la rapidamente!

Aumento do colesterol “bom” (HDL)

Por fim, o álcool eleva o HDL, ou o colesterol “bom”. Nesse sentido, um estudo publicado em 2011 na revista BMJ mostrou que bebidas alcoólicas aumentam significativamente o colesterol HDL, mas não fazem o mesmo com o colesterol total, o LDL e o triglicérides.

No entanto, o consumo deve ser moderado, pois a bebida também é capaz de aumentar a pressão arterial, o que pode contribuir para doenças cardiovasculares.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado