Como resolver manchas amarelas no travesseiro? Veja a razão do problema!
Descubra a causa por trás do aspecto desagradável e como remover as manchas facilmente.
Às vezes, algumas tarefas de limpeza acabam sendo negligenciadas em meio à extensa rotina de faxina, e limpar os travesseiros pode acabar sendo uma delas. Ao trocar a roupa de cama, você nota manchas amarelas no travesseiro? Se sim, não seu preocupe, pois, embora pareça um sinal para comprar travesseiros novos, a verdade é que o motivo das manchas pode ser facilmente resolvido e elas podem ser removidas de forma simples.
O que são as manchas amarelas no travesseiro?
As manchas amarelas nos travesseiros são causadas por um motivo simples: o suor. Especialmente os dorminhocos que costumam transpirar mais vão notar um aspecto mais amarelado no travesseiro do que os outros, mas isso acontece com todos. À medida que as pessoas dormem e suam, o suor e acaba se infiltrando no travesseiro.
A ureia é uma substância química presente no suor e é a principal responsável pelas manchas. Com o tempo, ela começa a se decompor e se transforma em amoníaco, manchando o travesseiro. Apesar do aspecto desagradável, tranquilize-se, as manchas amarelas não significam que o seu travesseiro está mofado nem algo do tipo.
LEIA MAIS:
- Como tirar manchas de roupas brancas? Confira essas 3 dicas infalíveis!
- 5 itens incomuns que você pode limpar na máquina de lavar
Elimine as manchas do travesseiro de forma simples
Embora seja tentador recorrer ao alvejante tradicional, utilizar removedores de manchas à base de oxigênio ativo (similar a água-oxigenada) é a melhor alternativa para remover manchas de proteínas, uma vez que eles possuem uma ação menos agressiva.
Primeiro, borrife um pouco de removedor de manchas como pré-tratamento e deixe agir por 15 minutos. Depois, utilize uma escova de dentes para remover a sujeira. Dissolva uma colher do removedor com oxigênio ativo em água quente e deixe o travesseiro de molho durante a noite.
No dia seguinte, lave como de costume, esfregando delicadamente, e seque bem o travesseiro. De preferência, realize a secagem sob exposição direta à luz solar e em locais com boa ventilação. Esses cuidados evitam o mau odor e a proliferação indesejada de fungos devido à umidade deixada no interior do travesseiro.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.