Os benefícios e malefícios do gengibre: Saiba quais são eles!

Você sabia que o gengibre possui benefícios e malefícios? Não sabia? Confere aqui que a gente te conta!

O gengibre é uma espécie de planta tropical que cresce em países como a China, Índia, África, região do Caribe, entre outros que constituem-se como climas quentes. Nesse sentido, a raiz da planta gengibre é fortemente conhecida, visto que é utilizada como tempero de aromatizante na gastronomia.

Além disso, essa raiz vem sendo utilizada tradicionalmente em diversas culturas por milhares de anos como um remédio.

Tendo isso em vista, neste artigo discutiremos um pouco sobre os benefícios e malefícios que o gengibre traz para nossa saúde.

Mas quais são os benefícios para a saúde em consumir o gengibre?

Há grandes evidências de que o gengibre auxilia no tratamento contra a dor de estômago e a náusea. Em vista disso, essa raiz consegue também, auxiliar diretamente no tratamento referente a digestão e fluxo de saliva. Além disso, estudos também indicam que, ao se ingerir gengibre estando grávida, ocorre uma diminuição das náuseas e vômitos causados nas mulheres devido à gestação.

Porém, é fundamental deixar claro que as mulheres grávidas devem ter muito cuidado com o gengibre, como vamos falar adiante.

LEIA MAIS: 5 Curiosidades sobre o cérebro feminino que você provavelmente não sabia!

Testes em laboratórios

De acordo com os testes feitos em laboratório, o gengibre possui a capacidade de auxiliar com náuseas causadas por vertigem. Na realidade, existem evidências mistas acerca do poder do gengibre em combate a náusea causada por enjoo de movimento, cirurgia e até mesmo a quimioterapia.

Assim, o gengibre auxilia também as pessoas em períodos dolorosos, uma vez que, conforme os estudos, cerca de 60% das mulheres sentiram que o gengibre diminui a dor. Por conseguinte, o gengibre possui a capacidade, também, de atuar no alívio de dores da osteoartrite, como: artrite reumatoide, dor muscular e articular e dor de cabeça.

Todavia, acredita-se que ainda são necessárias mais pesquisas para construir um banco de dados mais sólido. Nesse sentido, estudos feitos em animais também descobriram que o gengibre pode, teoricamente:

  • diminuir dor muscular e articular;
  • diminuir o açúcar no sangue;
  • baixar o colesterol;
  • proteger contra doença de Alzheimer;
  • e prevenir a coagulação sanguínea.

LEIA TAMBÉM: Imunidade baixa? Confira 5 alimentos que irão te ajudar!

Mulheres grávidas podem comer gengibre?

Na realidade, de acordo com alguns especialistas, há o temor de que o gengibre possa aumentar os riscos de aborto espontâneo em mulheres grávidas, especialmente quando feito o consumo de doses elevadas. Portanto, caso você esteja em processo de gestação, é fundamental tomar cuidado na quantidade de ingestão desa especiaria, uma vez que pode colocar em risco sua saúde física e mental.

Quais os malefícios do gengibre?

Em síntese, consumindo em pequenas doses, o gengibre possui pouquíssimos efeitos colaterais. No entanto, consumido em doses altas – mais de 5 gramas ao dia – as chances de efeitos colaterais ampliam-se.

Caso você faça consumo excessivo de gengibre, seja bebendo ou comendo, você pode ter os seguintes danos colaterais:

  • Gases
  • Azia
  • Dor de estômago
  • Irritação bucal.

Além disso, o gengibre pode aumentar, também, os riscos de sangramento. Caso você possua algum tipo de distúrbio hemorrágico, o consumo excessivo pode ser altamente prejudicial. Ou seja, sempre deixe claro para seu médico os medicamentos à base de plantas que você costuma utilizar, em especial o gengibre.

Não obstante, caso você tome qualquer medicação de forma regular, diga ao seu médico antes de começar a usar uma suplementação à base de gengibre. Pode acontecer dos medicamentos interagirem com anticoagulantes, ocasionando efeitos colaterais.

Conclusão

Por fim, como qualquer outra substância, o gengibre possui seus benefícios e malefícios. Em vista disso, cabe a você decidir qual uso será feito dessa comida que serve também como medicamento. O uso de plantas como medicamentos é uma prática milenar que perpassou os séculos, até os dias atuais.

É necessário, portanto, tomar alguns cuidados em relação ao consumo excessivo desse alimento que possui grandes propriedades que fortalecem nosso sistema imunológico. Você sabia que o gengibre é tão complexo como foi destacado?

Para continuar acessando conteúdos úteis como este, siga navegando pelo Lê Mundo.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado