Por que os músculos tremem? Conheça as suas causas, que podem ser graves!

Existem alguns motivos, tanto comuns quando graves que podem causar espasmos musculares. Confira aqui!

Provavelmente, você já deve ter sentido aquela sensação estranha na qual seus músculos começam a contrair e você não entende muito bem o que está ocorrendo. Mas, por que os músculos tremem? Veja a seguir!

Na realidade, a contração muscular é também conhecida como fasciculação muscular. Desse modo, a contração muscular envolve um processo em que ocorre pequenas contrações musculares no corpo. O corpo humano, no caso do músculo, é composto por fibras e os nervos as controlam. Então, tanto o músculo quanto a estimulação do nervo podem acabar causando essas contrações.

Em vista disso, é importante salientar que muitos casos de contração passam despercebidos e não indicam problemas sérios. Além disso, é importante ressaltar que as causas das contrações musculares menos graves estão atreladas ao próprio estilo de vida dos indivíduos. No entanto, as mais graves podem ser resultado de uma condição que precisa ser imediatamente tratada.

Existem muitas causas comuns para a contração muscular, que são menos graves. Confira aqui!

Por que os músculos tremem? Veja as causas mais comuns!

Atividade física

Quando você faz atividades físicas, o ácido láctico que é acumulado nos músculos pode acabar desencadeando essa contração dos músculos.

Estresse e ansiedade

Na realidade, essa causa pode vir junto com outros sintomas relacionados a problemas de saúde mental que acabam manifestando-se de forma física em uma parte significativa das pessoas. Podendo, portanto, causar contração muscular.

Falta de nutrientes no seu corpo

De fato, a falta de nutrientes fundamentais para a manutenção do organismo e do corpo pode acabar fazendo com que seus músculos comecem a se contrair. É importante que você preste a atenção se está se alimentando corretamente ou não.

Desidratação

A desidratação pode causar contrações musculares. De fato, a falta de água pode causar espasmos no seu músculo, principalmente aqueles músculos que são maiores.

LEIA MAIS:

Nicotina

A nicotina é uma das causadoras de contração muscular. O abuso do cigarro pode fazer seus músculos não consumirem a quantidade necessária de nutrientes.

Não dormir direito

De fato, não dormir direito pode acabar contribuindo para que seu músculo tenha esses espasmos.

Outras causas comuns!

As causas comuns de contração muscular e espasmos musculares geralmente são condições pequenas que podem ser resolvidas facilmente, sem muitos problemas.

Além disso, caso você comece a desconfiar que a contração muscular do seu corpo está acontecendo devido a algum remédio que você esteja tomando, fale com seu médico para averiguar. Se for verdade, ele irá reduzir a dose ou te indicar um novo medicamento que não afete seus músculos dessa forma.

As causas mais graves!

É importante ressaltar que existem causas mais graves que podem causar espasmos musculares. Essas causas podem estar diretamente vinculadas a problemas no sistema nervoso, ou até mesmo no cérebro e na medula espinhal.

Por isso, é importante ater-se ao cenário completo dos espasmos musculares para saber diferenciar se é algo grave ou algo mais comum que não seja tão perigoso para quem estiver passando por essa problemática.

As causas mais graves são causadas por:

  • Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
  • Atrofia Muscular Espinhal;
  • Distrofias musculares;
  • Doença renal crônica (DRC);
  • Síndrome de Isaac;
  • Miopatias;
  • Síndrome de Serotoninérgica;
  • Neuropatias;
  • Síndrome de Hoffmann.

Por fim, é fundamental enfatizar que é importante que você procure sempre um médico para tratar dos seus problemas. Além disso, é não se esqueça de, quando sentir algum sintoma, procurar ajuda de um especialista que entenda realmente o que pode ou não estar ocorrendo.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado